ÁRIES, ONDE TUDO COMEÇA
Antonio Carlos Scavone
Áries, o Carneiro, é o primeiro signo do zodíaco. Sua questão básica é a autoafirmação. Se observarmos o carneiro, animal que dá nome ao signo, veremos que ele é um líder e que sua liderança foi conquistada em feroz batalha. O carneiro-líder corre sempre à frente do rebanho, abrindo os caminhos, fazendo novas trilhas, iniciando as jornadas.
O signo de Aries marca o começo do ano astrológico. Entendendo o Zodíaco como uma grande história humana, nascemos em Aries (e renascemos todos os anos) que ê o começo de tudo, que nos dá o impulso inicial para prosseguirmos o caminho que cada um escolheu. Áries pertence ao elemento fogo e sua frase-chave é: “Eu sou”. Por isso, Áries é o momento propicio para começar qualquer coisa, desde as atividades esportivas até a nova firma ou o novo relacionamento. Todas as coisas que são iniciadas neste signo — se tiverem base sólida — podem crescer e durar muito tempo, porque entram em harmonia com o grande relógio cósmico. Tal qual a semente, que em Áries é lançada na terra, e que recebe de cada um dos signos seguintes aquilo que precisa para se solidificar, crescer e se reproduzir.
O REGENTE MARTE. No Mundo Antigo, Marte era um planeta associado com a guerra, e por isso a divindade que levava seu nome era considerada o Deus da Guerra. Sua energia básica era masculina, ardente, ativa, energética e sem medo. Note-se que o planeta é vermelho porque rico em ferro, o metal associado a este signo. A forma da energia que se manifesta em ação pode não atingir nada por si mesma, sozinha. Por isso deve ser guiada pelo Amor ou a Sabedoria, ou por ambos, antes que possa trazer algo à perfeição. Forte era sua tendência de entrar numa batalha, sem examinar a justiça ou a origem da luta, e frequentemente lutava no lado errado. Cego na sua ira, investiu contra Pallas Athenéia, símbolo da justiça, e perdeu. Em seu trajeto seguia a Honra e a Coragem, o Horror e o Medo e finalmente, depois do conflito, a Paz e a Segurança.Era definido como a Fonte da divisão e do movimento, separando as contrariedades do Universo. Por isso precisa sempre de Vênus, para que possa colocar ordem e harmonia nas coisas contrárias e discordantes. Toda vez que se colocar em seu extremo, precisará de Venus para equilibrar seu outro lado.
O TIPO FISICO. A forma física que melhor expressa o tipo ariano, é ativa, energética e musculosa, de olhar firme e decidido, de comportamento vivaz e hábitos impetuosos. O tipo masculino, geralmente, possui uma testa ampla muitas vezes se torna careca bem cedo — tem o nariz pequeno e o maxilar bem marcado. Seus movimentos são rápidos e precisos e sua personalidade é intensamente viva. Os tipos atléticos ingleses e os soldados prussianos pertencem a este tipo. Estes dois países foram fundados sob a influência de Marte. Normalmente, tanto o homem quanto a mulher de Áries têm os ombros largos e costumam andar com o corpo inclinado para a frente, como se estivessem abrindo caminho com a cabeça. Sua estrutura óssea é forte e raramente se curvam. Sua postura reflete sua autodeterminação e confiança. A franqueza e a sinceridade são suas marcas registradas. Porém, não espere deles sutileza, tato ou humildade, porque costumam agir com determinação, impetuosidade e nenhuma paciência.
A SAÚDE. A saúde física e a energia do ariano é magnífica, mas o grande excesso de vitalidade é um perigo e não raro gera doenças vindas do excesso de trabalho. A teimosa tendência de levar um empreendimento através de circunstâncias totalmente adversas ou num tempo indesejável é naturalmente sensível a frequentes desapontamentos, o que resulta em irritação, raiva e impaciência, algumas vezes induzindo a severas dores de cabeça, seguidas de nevralgias, o que pode ser precursora de gastrites. Em geral há uma sensibilidade muito grande em relação aos órgãos da cabeça, como olhos e ouvidos. Em alguns tipos, o entusiasmo ideológico ou religioso pode levar ao fanatismo ou obstinação: uma forma de doença muito difícil de combater e, muitas vezes, perigosa.O grande remédio do tipo ariano é um constante autocontrole, o cultivo da paciência, da tranquilidade, gentileza e humildade. Fé nos outros, sejam superiores ou iguais, pode também ser recomendada. Às vezes, uma sangria (à moda antiga) se faz necessária. Mas o melhor mesmo, é regular a circulação pelo pensamento correto e pelo cultivo da força moral e de todas as verdadeiras qualidades viris. Se a impaciência, o temperamento infantil e a irritabilidade estiverem sob controle, as dores de cabeça — geralmente acompanhadas de um incômodo acúmulo de sangue no cérebro — desaparecerão rapidamente. Exercícios diários vigorosos, feitos ao ar livre, fazem muito bem a estas pessoas. A abstinência do álcool e qualquer outra droga, é fundamental, porque sua natureza energética é, por si mesma, de difícil controle, e sob o efeito das drogas se tornaria imprevisível em suas reações.
NO AMOR E NA AMIZADE. As amizades entusiásticas ocupam um grande espaço na vida emocional dos arianos. A mesma impetuosidade e ardor é colocada em seus casos amorosos. Se você está em busca dé emoção e aventura este é o parceiro certo. Capaz de envolver e viver grandes paixões, com muita energia criativa para que nenhum dia seja igual ao outro. Os arianos são incapazes de fazer as coisas pela metade. Eles se entregam inteiros ao ardente interesse do momento. Esta característica pode acabar machucando a outra parte envolvida, porque — cessado o encanto — ele partirá em busca de uma nova companhia que desperte, novamente, seu interesse e com quem possa viver uma nova e ardente grande paixão. Claro, que eles não passam a vida toda agindo desta maneira impetuosa, romântica e infantil. Porém sua necessidade de romance é tão forte que ele é capaz de procurar suas ilusões noutra fonte, se você não souber conservá-las vivas constantemente. Isto não significa que eles sejam incapazes de manter relações constantes e fiéis. É apenas um alerta para que você não deixe a relação se tornar monótona e sem desafios. Dessa forma eles encontrarão a situação romanesca que buscam e poderão ser (e tornar você também) “felizes para sempre”.
O TIPO PRIMITIVO. Esse ariano precisa sempre estar fazendo alguma coisa e necessita aprender a focar suas energias, naquilo que faz, com maior cautela, sem a teimosia em levar adiante o que, muitas vezes, não chega ao sucesso. Como quer ver o resultado imediato de suas realizações, esse tipo perde muitas e boas oportunidades, por falta de paciência. Ao tentar fazer os acontecimentos caminharem segundo o que planejou, põe de lado cada obstáculo que o desafia, sem avaliar os meios que empregou e os resultados se tornam desastrosos. Neste primeiro estágio, a esperança típica de um futuro melhor, transforma-se em rebeldia contra as limitações do presente. E uma fonte constante de problemas é o seu intenso desejo de dominar e se sentir superior aos outros.
O TIPO EVOLUÍDO. É o capitão, o líder, o pioneiro. Simpatiza com as novas idéias e assimila-as rapidamente, desde que levem a algum tipo de progresso: intelectual, artístico ou prático. Ele prefere as batalhas, os desafios no campo mental, diferente do tipo primitivo, que prefere a luta corporal. Empreendimento e ardor são as características desse tipo. Sua expressão depende do seu estágio evolutivo. Muitos arianos mostram especial interesse por trabalhos que lhes dêem oportunidades para exercerem sua liderança e onde possam demonstrar sua grande capacidade de vencer os obstáculos em qualquer área. Esperança e entusiasmo são suas características constantes. Sua capacidade de superar e aprimorar os próprios erros, ajuda-os a superar períodos de stress e ansiedade, que seriam considerados intransponíveis por outras pessoas. Outros e diferentes tipos humanos podem ser excelentes no planejamento, organização e execução, porém sem o impulso eficiente dos arianos — que lançam a primeira semente de todos os projetos, muitos desses planos, jamais se tornariam concretos.
Deixe um comentário