Publicado por: astromundoacs | janeiro 25, 2016

2016: O PAÍS BRASIL

2016: O PAÍS BRASIL

                            Antônio Carlos Scavone

Nesse Ano Civil de 2016, a necessidade de arrumar a casa vinda do ano anterior passou para um segundo plano. Ficou um pesado impasse de uma crise política, tão profunda e extensa que paralisou a administração federal. Tocar em frente o cotidiano administrativo, algo simples, em tempos normais, é agora uma árdua tarefa.

Plutão está trazendo à tona velhas questões centenárias do nosso ainda jovem país que se estendem por regimes e governos, sem encontrar sequer um encaminhamento racional. Elas foram sendo empurradas, como se simplesmente não existissem, e seus efeitos hoje são acumulativos.

Ainda no nível político, tornou-se difícil encontrar um consenso qualquer, mesmo num pequeno partido e impossível, num grande partido. Aliás, temos uma enxurrada de partidos políticos, que torna mais complexo qualquer acordo.

A crise ética continua e novos fatos de corrupção surgem. A Justiça não só através da operação Lava Jato, mas também de seus diversos órgãos tem condenado políticos e pessoas poderosas e recambiado do Exterior, parte do dinheiro desviado.Tem seguido os passos do dinheiro ilícito, a partir dos contratos e licitações onde foi gerado. 2016 favorece a continuação da Lava Jato, apesar da oposição, e trará surpresas entre os novos condenados.

Mas não para de crescer a descoberta de atos de corrupção na administração pública estadual e municipal. Na estadual, envolvendo ex-secretários e ex-governadores. Na municipal, entre jovens prefeitos, desviando fortunas de municípios pobres e ostentando riqueza. Ou de municípios ricos envolvendo órgãos fazendários e fiscalizadores, além dos políticos eleitos. Ou de câmaras de vereadores aumentando os seus salários acima da inflação e da realidade local. Isso demonstra o quanto a corrupção se alastrou e do quanto estava oculta e atuante há muitos anos. Júpiter foca a questão do público e do privado e a interesseira mistura entre as duas esferas. O Brasil está passando a limpo essa questão ética e da Justiça.

O trânsito de Júpiter favorece o aumento da inflação, nesse ano. O poder público gasta mais do que arrecada e continuará gastando. As Eleições Municipais colocarão mais lenha nessa fogueira. O endividamento do setor público e também do cidadão que puder fazê-lo, crescerá. O desemprego, oficialmente, já alcança 1 milhão e meio de pessoas. E a crise econômica, no ano passado, começou a se alastrar pelos Estados, inclusive mais ricos, atingindo a folha de pagamento. O poder público aumentará os impostos em todos os níveis. E apesar da eleição, o choro dos governadores e prefeitos conseguirá o que parecia pouco provável: a volta da CPMF. Prepare o seu bolso!

A força do signo de Escorpião na área do poder do Mapa Astral do Brasil e do seu regente Plutão na área das finanças e das riquezas, fala da elevada carga tributária e do retorno inexistente ao cidadão pagante. E pelo fascínio que sentimos de flertar com o abismo. Nossas metrópoles nos surpreendem pela deterioração de todos os serviços públicos, entre eles os de Saúde e Educação. E nas periferias e no Interior do Brasil, pior ainda.

A cruz fixa do nosso Mapa Astral mostra a nossa potência e o quanto somos ricos! Mas também a nossa incapacidade de resposta rápida às crises, e de nos flexibilizarmos às mudanças. Algumas ideias retrógradas viram dogmas, tal o nosso Nacionalismo dos anos cinquenta, do século passado que travam nosso desenvolvimento. E nos isolam internacionalmente. Estamos nos tornando os campeões das oportunidades perdidas. Antes fosse apenas de uma década perdida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: