A CRIANÇA, ELEMENTOS E SIGNOS
ANTÔNIO CARLOS SCAVONE
O Dia das Crianças nos convida a uma reflexão sobre o universo em que a criança vive, em geral, muito desconhecido pelos adultos, pois nem todos tiveram a graça de vivê-lo verdadeiramente.
A criança constrói seu mundo na fantasia, na brincadeira e assim vai elaborando tudo aquilo que percebe (e recebe) do mundo exterior onde vive. Assim para ela, receber carinho, amor, atenção e, a compreensão dos adultos que a cercam, é mais importante do que ganhar presentes. Vejamos as características astrológicas de cada signo para entender melhor esse universo curioso, belo e enigmático onde vivem.
As crianças nascidas sob os signos do elemento fogo – (Áries, Leão e Sagitário) são crianças muito energéticas, impulsivas, cheias de criatividade e entusiasmo. São também lideres e gostam de ser admiradas e aplaudidas. Suas atividades favoritas são as brincadeiras e jogos ao ar livre, pois se revitalizam com a energia do sol. A elas é dado o dom da inspiração e da imaginação criativa. Gostam de exercícios e esportes competitivos, porque buscam o brilho e a admiração de todos. As artes cênicas ou dramáticas sintonizam melhor com as crianças de fogo, que gostam de fazer seus pequenos “teatros” e “dramas” para chamar a atenção.
As nascidas sob os signos do elemento terra – (Touro, Virgem e Capricórnio) costumam ser mais plácidas, mais ternas e controladas. Geralmente, muito habilidosas (em especial com trabalhos manuais). O contato com o seu elemento lhes é vital. Daí gostam de brincar no jardim, nas praças, parques e bosques da cidade onde se sentem mais integradas e harmônicas com a natureza. Sua comunicação mais fácil, com o mundo, é através dos cinco sentidos. Precisam pegar, cheirar, sentir concretamente aquilo que aprendem. Seus brinquedos prediletos são os jogos de montar, os trabalhos com argila e as atividades de contato com a natureza (camping, alpinismo). Nas artes, preferem as mais sólidas e concretas, tais a escultura e a pintura.
Os signos do elemento ar (Gêmeos, Libra e Aquário) constróem seu universo no mundo das idéias, no plano mental. Essas crianças comunicam-se com facilidade e assimilam o que lhes é ensinado, de imediato. Gostam muito dos grupos de amigos (detestam a solidão). Preferem os jogos que as desafiem mentalmente, tais as charadas, os quebra-cabeças e as brincadeiras que requerem a interação com outras crianças. Nas artes, apreciam o vídeo, o cinema e a dança. O movimento constante como as viagens é a sua grande fonte de prazer.
As crianças nascidas sob os signos do elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes) são as mais sensíveis e delicadas de todo o zodíaco. Seu mundo básico (e de refúgio) é feito de sonhos, fantasia e emoções. Gostam de ter seu próprio espaço (a “toca” para os caranguejos; a “piscina” para os peixes; o “esconderijo” para os escorpiões) e neste canto só podem entrar as pessoas escolhidas e muito amadas. Gostam de ouvir e de contar estórias (inventadas ou não) e contos de fada. Dos brinquedos preferem os que produzem sons musicais (pianolas, xilofones, cornetas, gaitas e tambores). O contato com a água é vital para elas. so gostam de nadar, das temporadas à beira mar ou de morar em lugares à beira da água. Nas artes, a música as encanta, assim como a literatura e a pintura impressionista.
É claro que estas características focalizam o signo solar da criança. Para melhor compreendê-las e ter acesso a seus universos, é preciso analisar seus mapas individuais. Mas, como as crianças, em geral, são mais despidas de máscaras e couraças, elas tendem a expressar, com maior naturalidade, tudo o que caracteriza o signo de nascimento.
Cabe a nós, adultos, dar a todas as crianças o que mais necessitam: nosso amor e comprensão para que se sintam aceitas e possam crescer e desenvolver o melhor de seu potencial que é sempre maior do que parece ou imaginamos.
Deixe um comentário