RECONHEÇA O SEU PAI E VOCÊ PAI PELA ASTROLOGIA
Antônio Carlos Scavone
A Astrologia, como a Humanidade, tem nos arquétipos, uma fonte de matrizes, que vão se repetindo durante os séculos e milênios, paralelamente ao progresso da Humanidade e às transformações, sejam nas ciências, nos costumes e nas diversas civilizações espalhadas pelo planeta. Apesar da crescente e intensa globalização que vivemos, os arquétipos, podem ser identificados na grande e complexa mistura cultural de nossa época, pois são permanentes.
Eis os três principais arquétipos de pai:
O pai Saturno: é o que encontra e coloca o filho num lugar no mundo, que seja abaixo do seu, na esfera social e pública. Sua relação é fundada na hierarquia que prevalecerá acima de tudo. Estimula a capacidade de construir e de colher resultados no tempo..
O pai Júpiter: gosta de espalhar filhos pelo mundo, deixa-os com as mães e segue sua trajetória de busca própria de sua alma nômade. Não se preocupa em acompanhá-los no seu crescimento e formação. Mas é um exemplo e um estímulo para novos horizontes.
O pai Sol: é por excelência, o pai-sêmen. O filho é uma obra que criou e rubricou. Cuida deles e os defende de corpo e alma, brinca com eles, tal criança, sem que nunca esqueçam: eles são o sistema solar, onde ele é o astro-rei. Estimula a criatividade.
Outros arquétipos de pai:
O pai Lua: conhecido como pãe, é aquele que devido a uma viuvez, abandono do lar pela mãe, ou necessidade profissional de ausência materna, assume, no cotidiano, a direção quase integral da educação dos filhos. Estimula o senso da segurança familiar.
O pai Mercúrio: lida com o filho como se fosse seu irmão da mesma idade, sequer, como irmão mais velho. Sendo um aeternus pueri (um eterno menino) não se preocupa com normas e exigências que a Educação exige. Estimula a curiosidade intelectual..
O pai Marte: é o que educa o filho (seja menino ou menina) como se o preparasse para ser um soldado, ou um atleta sempre vencedor. “Se apanhar na rua, apanhará em casa.” Gosta de testar a valentia e a capacidade de luta dos filhos. Estimula a competitividade.
O pai Vênus: educa o filho privilegiando a estética e a beleza, em todos os detalhes da vida pessoal. Ainda bebê a criança já é induzida ao uso de roupas de marcas e objetos de valor. É a valorização da aparência. Estimula o senso estético e o bom gosto.
O tema é complexo. Não temos a pretensão de esgotá-lo. Mas eis algumas pistas essenciais. De todo o modo: Feliz Dia Dos Pais!
Deixe um comentário