AQUÁRIO E OS SEUS DESAFIOS
Antonio Carlos Scavone
Eis um signo estranho Muito tem a ver com o mito do Super-Homem. No seu planeta, esse herói era igual a todos os outros. Na Terra não era, e se tornava então um Super. Todo o aquariano causa em nós algum estranhamento, tem sempre algo de ET, e como tal parece ter vindo de outro planeta. Isso é mais forte, quando este signo está no Ascendente. É um ser que expressa sua individualidade, com tanta originalidade, que abre com antecipação o seu caminho no mundo. Antes, dizia-se que andava cem anos à frente, agora, o equivalente talvez seja dez anos ou cinco, para um ritmo de evolução supersônico.
Ao ver um aquariano, com seu olhar vago, expressando algo errante e sonhador, lembre- se: ele é um realista, mas visualiza o sonho na forma do amanhã, e quer trazê-lo para o presente.
Sua essência vanguardista se expressa em qualquer campo de atividade a qual se dedique. E paga o preço por romper um padrão instituído, fruto da incompreensão e da imaturidade da sociedade em que vive .
Ele precisa aprender que adiantar o futuro e instaurá-lo, não significa criar uma anarquia ou desordem no presente. Mas, mais do que isso, conseguir inclusive visualizar o novo e o original naquilo que é considerado velho e ultrapassado. Como ele tem a visão do futuro e o pés presos no aqui e agora, é capaz de fazer uma ponte entre o hoje e o amanhã, pelo menos a nível mental ou ideal. Através do raciocínio intuitivo pode juntar ou combinar elementos diferentes.
Outro dos grandes desafios do Aquariano é a forma usada para expressar sua individualidade perante o grupo, através das relações de dependência que cria com quem está a sua volta. É impossível para ele conseguir realizar o que deseja, sozinho. Se o signo de Leão estiver forte no seu mapa, sobretudo através da Lua, seu senso de segurança, a tendência natural deste aquariano é procurar associações com aqueles de nível abaixo do seu, porque o lado leonino precisará reinar. É fácil perceber o resultado desastroso disso, pois o uso do seu intelecto e vontade depende do circulo em que atuar. Ativado pelo orgulho intelectual, não conseguirá interagir produtivamente com o meio. Só estará aberto para associações que não ameaçem o seu sentido de segurança individual e seu reinado pessoal. Assim, muito dos seus talentos serão perdidos, seus dons não serão desenvolvidos, e poderá tornar-se alguém abaixo da média, pelo medo de assumir a verdadeira posição que lhe cabe.
Outro desafio é o lidar com a questão da originalidade. Na ânsia de ser diferente, a rebeldia torna-se um empecilho. Sobretudo quando se expressa de maneira adolescente, sem compreender, que ser do contra, sistematicamente, não leva a nenhum caminho e em nada o ajuda. Ela o afasta de toda a possibilidade cooperativa e o impede de atuar, dentro do grupo, com a força que poderia, porque ele mesmo fecha o caminho. Cabe ao Aquário saber cooperar, mantendo sua individualidade preservada. O importante é aprender a usar a originalidade como um meio de regar os novos caminhos. Ela traz em si, sempre, o germe do horizonte novo, com o saber da fonte. E é claro, isso acaba implicando em mudanças, que geram transformações. Mas, este é um signo fixo e para ele não é fácil mudar. Pode teimar numa direção e insistir nela até o fim. Não raro, após ter sido vanguarda, pode ali se fixar e ficar preso naquela idéia, mesmo com o passar dos anos e décadas. Assim, quanto mais conseguir se libertar da tendência de ser o ‘“contramão”, mais desembaraçadamente pode usar o seu potencial criativo.
Sendo um signo de ar, e dentre eles, o mais preocupado com o grupo, um dos seus maiores desafios é colocar as idéias, esperanças e anseios, no nível prático. Para tanto, é mister um equilíbrio entre o que pode e o que gostaria de fazer. Torna-se fundamental buscar o seu próprio equilíbrio, em relação ao pensamento dominante do grupo. Porque, ou o aquariano vai contra esse pensamento, ou se torna disperso demais nele. O ponto ideal a ser alcançado é saber cooperar por objetivos maiores do que a mera individualidade gostaria, mas mantendo-a intacta para seguir seu rumo. Quando consegue, o aquariano torna-se o inventor, que encontra aquilo que a sociedade, num dado momento histórico precisa. Não se perde na dispersão intelectual e na prolixidade. Encontra a síntese na diversificação e atinge a realização dos seus ideais.
Sem dúvida, porém, o grande desafio do aquariano diz respeito à sua relação amorosa. Facilmente, usando a excentricidade, a arrogância, ele se afasta e afasta o outro. Ninguém sabe “gelar” tão bem como um aquariano típico. Com isso detona no outro um forte sentimento de rejeição. O medo do vinculo, do compromisso emocional evitam uma entrega maior e se traduzem em atitudes pouco calorosas. Cabe ao aquariano aprender com o Leão o calor do coração, ligar-se à tribo ou ao grupo, não só pelas ideias, mas mais pela força da paixão e do amor.
Deixe um comentário