O DISCRETO CARISMA DO CAPRICÓRNIO
Antonio Carlos Scavone
Nenhum outro signo trabalha tão intensamente como este para obter o reconhecimento. Ele precisa que você lhe diga algo agradável sobre a sua bondade, inteligência, capacidade ou beleza. Porém não espere uma reação maravilhada. Ele sabe ouvir impassível o elogio ou pode reagir tão friamente que você se sentirá inibido de repeti-lo. Ou ficará meio sem graça, fazendo alguma piada para aliviar. Essa capacidade do Capricórnio impede-o de contar os seus próprios méritos. É preciso que alguém o faça. Mas não pense que por dentro não se sentirá satisfeito. Melhor do que o elogio é a concretização dele através de algum cargo de liderança ou de poder. Ele sabe exercê-lo como ninguém.
O lado carismático desse signo pode ser claramente apreciado através de alguns artistas de cinema que deixaram uma profunda marca nesta moderna arte. Todo o capricórnio tem na sua sombra o signo de Câncer, seu oposto complementar. E através dessa influência possui a capacidade de magnetizar as massas. Foi o caso de Humphrey Bogart, Ava Gardner e Cary Grant, verdadeiros mitos da sétima arte.
Na política, tivemos na China Mao Tsé Tung, fundador e arquiteto da República Popular da China, a qual governou de 1949 a 1976 e que com a sua denominada Revolução Cultural mexeu nas raízes milenares desse imenso país .
O lado da paciência é outra derivação do fator tempo, tão essencial a esse signo. O envelhecer parece invertido, em relação aos comuns dos mortais.
E é comum do Capricórnio o desabrochar tardio. Os fatos mais importantes e decisivos costumam acontecer na segunda metade da vida, ou próximos a ela. Porém, trazem uma definição e uma garantia de estabilidade. E com ela o reconhecimento flui naturalmente. Então se entende porque tantos cientistas importantes são desse signo: Isaac Newton, Louis Pasteur e Kepler. A perseverança, o método, e a concentração são algumas das qualidades que podem ser levadas ao mais alto grau e estes nomes dispensam comentários.
Outra poderosa faceta deste signo, é sua capacidade de ironizar, fazer sátira e graça. Um bom exemplo disso é a Antiga Roma, tão capricorniana em sua essência. A arte da sátira foi um dos seus maiores êxitos. Sabiam caricaturar tudo e todos. Não apenas no teatro e na literatura, mas também na vida. Os nomes próprios através dos quais denominaram as pessoas, eram apelidos, vários deles oriundos inclusive de características físicas. Hoje repetimos muitos deles, sem sabermos seu significado.
A vida é tão dura para o Capricórnio que só mesmo o humor para enfrentá-la.
Deixe um comentário