Publicado por: astromundoacs | agosto 31, 2013

VIRGEM, A FORÇA E O MISTÉRIO DA ESFINGE

VIRGEM, A FORÇA E O MISTÉRIO DA ESFINGE

1276703_607560699296547_788504749_o

                                                                                                                                                                                                           Antônio Carlos Scavone

Virgem, o sexto signo do Zodíaco é um signo do elemento ter­ra, mutável. Aparentemen­te simples e sábio, mas, na realidade, misterioso como uma esfinge. Rela­ciona-se com a sexta área do Mapa Astral, tradicional­mente ligada à saúde e ao trabalho.

PLANETA REGENTE.  Seu regente é Mer­cúrio, mas Mercúrio Toth, escriba do deus egípcio Horus, que expressa a profundidade e a lógica desse signo, colocando-se a serviço da mente perspicaz e precisa dos virginianos. Associa-se aos poderes de observação, ao pensamento empírico, à instrução. Relaciona-se ao nosso senso de ordem, à nossa eficiência e habilidade, à nossa forca analítica e adaptabilidade. Mercúrio se constitui na mais neutra de todas as vi­brações planetárias, por is­so é muito influenciado pelo signo que ocupa, pelo pró­prio signo do Sol e por suas relações com os ou­tros planetas.

Vulcano é outro planeta que pode ser associado à Virgem. A mitologia mostra como sua figura tem característi­cas semelhantes aos virginianos. Solitário, vivendo numa ilha vulcânica, aprendeu desde cedo as artes da me­talurgia e foi chamado pa­ra servir aos deuses. Gran­de era sua habilidade artesanal para confeccionar ar­mas, armaduras e jóias e enorme sua astúcia e poder mágico. Seus objetos eram perfeitos e traziam consigo a força da magia. Era manco e de mente muito brilhante. Mais corajoso, confiante e concentrado do que Mercúrio.

SAÜDE. Tendo Mercú­rio regente, esse signo apresenta o padrão nervoso desse planeta, acrescido de um detalhismo exagerado. O virginiano pode tornar-se excessivamente impacien­te com a demora, o atraso e o descumprimento de um acordo. Um grande problema para a saúde do virginiano e a alta tensão com que atua. Parte vem do perfeccio­nismo extremo que exige de si e dos outros. E porque foca em detalhes que não conduzem à soluções e respostas. Gera um grande stress para con­seguir o que geralmente se conseguiria com menos esforço. Tem dificuldade de delegar res­ponsabilidade a outras pes­soas, duvida da efi­ciência delas. Trabalhadores inveterados, exigem o mesmo dos colaboradores. Gostando de profissões de escritório, rotinas e horários mais rígidos, acabam com dores nos ombros e nos braços; pela tensão.  Tendendo para a hipo­condria, ima­gina-se com todas as doenças, descritas numa bula de remédio e pode exagerar tanto na procura do médico como na fuga do mesmo, por medo do diagnóstico. Não aceita que possa estar doente. Associado com os intestinos e o abdômen, e também com as mãos, tende a sofrer problemas digestivos, peritonite, colite e hérnia. Problemas evitáveis com um estilo de vida mais saudável. Seus piores inimigos, sobretudo do sistema nervoso, são a grande tensão dos anos e a dificuldade de relaxar, em todos os mo­mentos. O aprendizado de técnicas de relaxamento e de meditação, exercícios de movimentos mais pesa­dos ou cami­nhadas trarão benefí­cios. Alimentos naturais, especialmente os grãos in­tegrais, também. As ervas poderão ser de grande utili­dade, pois é um signo de terra. Entre elas, destaca­remos a Angélica, a Erva- Cidreira, a Erva-doce e o Endro.

RELACIONAMENTO AFETIVO. O objetivo maior do vir­giniano é a integração total com seu próprio eixo. De­pois disto é que pode se doar ao outro sem medo de perder-se na identidade da outra pessoa. Daí porque existem tantos celibatários e solitários neste signo. Isso não significa que não goste ou não precise do ou­tro. Apenas que busca entender-se consigo mesmo, em profundidade, para posteriormente viver com o outro. Comumente é consi­derado tímido. Seu maior problema, na área afetiva, é sua enorme indecisão em tomar a iniciativa, pelo medo da rejeição. Então,  pára, pensa e analisa. Não raro, faz a outra pessoa entender um recado de que não está interessado nela. Ou pior, que a rejei­ta. Perde assim possibilidades no campo das relações que não se expressam, nem se concretizam. E uma se­quência de frustrações amorosas, pode le­var à solidão. O perfeccionis­mo idealiza um patamar muito alto pa­ra si e para os outros e dificulta o encontro do par ideal, quase inatingível nesse grau de exi­gência. A forte tendência de con­trolar os sentimentos e emoções, de seguir, proje­tos e métodos, e de ser dono de todas as situações atra­palha muito suas relações afetivas. Seja na amizade ou no amor, sabemos que receitas não funcionam e ainda complicam. Afastam a força da espon­taneidade. O medo do caos e do desconhecido dificulta também uma grande paixão. Não deixam os seus senti­mentos fluírem e impedem a entrega necessária a maior plenitude no relacionamento.

SENTIMENTO  RELIGIOSO. Devido sua ligação com o corpo, o trabalho cotidiano e as fi­nanças, costuma-se ver Virgem como um signo extrema­mente materialista. Ora, Virgem tem em Peixes, um signo intimamente liga­do ao Cosmos, o seu oposto complementar. E tem na esfinge uma bela imagem de sua complexi­dade. Por mais presente perante os nossos olhos, concreta, é um enigma. Impenetrável. Sua re­ligiosidade corre o risco, no início, de ser assolada por crendices e superstições, um tipo de exorcismo ao caos. Mais amadurecida, é capaz de vôos muito altos. É através do serviço, da purificação e da limpeza que o virginiano pode evoluir no caminho espiritual, empenhando-se para usar corretamente suas energias. A humani­dade, a dedicação são qua­lidades muito necessárias na sua caminhada. A gran­de lição espiritual que este signo pode nos dar é a sabe­doria da espera e a paciên­cia do amadurecimento, tu­do dentro de uma visão mais realista da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: