VIRGEM, A FORÇA E O MISTÉRIO DA ESFINGE
Antônio Carlos Scavone
Virgem, o sexto signo do Zodíaco é um signo do elemento terra, mutável. Aparentemente simples e sábio, mas, na realidade, misterioso como uma esfinge. Relaciona-se com a sexta área do Mapa Astral, tradicionalmente ligada à saúde e ao trabalho.
PLANETA REGENTE. Seu regente é Mercúrio, mas Mercúrio Toth, escriba do deus egípcio Horus, que expressa a profundidade e a lógica desse signo, colocando-se a serviço da mente perspicaz e precisa dos virginianos. Associa-se aos poderes de observação, ao pensamento empírico, à instrução. Relaciona-se ao nosso senso de ordem, à nossa eficiência e habilidade, à nossa forca analítica e adaptabilidade. Mercúrio se constitui na mais neutra de todas as vibrações planetárias, por isso é muito influenciado pelo signo que ocupa, pelo próprio signo do Sol e por suas relações com os outros planetas.
Vulcano é outro planeta que pode ser associado à Virgem. A mitologia mostra como sua figura tem características semelhantes aos virginianos. Solitário, vivendo numa ilha vulcânica, aprendeu desde cedo as artes da metalurgia e foi chamado para servir aos deuses. Grande era sua habilidade artesanal para confeccionar armas, armaduras e jóias e enorme sua astúcia e poder mágico. Seus objetos eram perfeitos e traziam consigo a força da magia. Era manco e de mente muito brilhante. Mais corajoso, confiante e concentrado do que Mercúrio.
SAÜDE. Tendo Mercúrio regente, esse signo apresenta o padrão nervoso desse planeta, acrescido de um detalhismo exagerado. O virginiano pode tornar-se excessivamente impaciente com a demora, o atraso e o descumprimento de um acordo. Um grande problema para a saúde do virginiano e a alta tensão com que atua. Parte vem do perfeccionismo extremo que exige de si e dos outros. E porque foca em detalhes que não conduzem à soluções e respostas. Gera um grande stress para conseguir o que geralmente se conseguiria com menos esforço. Tem dificuldade de delegar responsabilidade a outras pessoas, duvida da eficiência delas. Trabalhadores inveterados, exigem o mesmo dos colaboradores. Gostando de profissões de escritório, rotinas e horários mais rígidos, acabam com dores nos ombros e nos braços; pela tensão. Tendendo para a hipocondria, imagina-se com todas as doenças, descritas numa bula de remédio e pode exagerar tanto na procura do médico como na fuga do mesmo, por medo do diagnóstico. Não aceita que possa estar doente. Associado com os intestinos e o abdômen, e também com as mãos, tende a sofrer problemas digestivos, peritonite, colite e hérnia. Problemas evitáveis com um estilo de vida mais saudável. Seus piores inimigos, sobretudo do sistema nervoso, são a grande tensão dos anos e a dificuldade de relaxar, em todos os momentos. O aprendizado de técnicas de relaxamento e de meditação, exercícios de movimentos mais pesados ou caminhadas trarão benefícios. Alimentos naturais, especialmente os grãos integrais, também. As ervas poderão ser de grande utilidade, pois é um signo de terra. Entre elas, destacaremos a Angélica, a Erva- Cidreira, a Erva-doce e o Endro.
RELACIONAMENTO AFETIVO. O objetivo maior do virginiano é a integração total com seu próprio eixo. Depois disto é que pode se doar ao outro sem medo de perder-se na identidade da outra pessoa. Daí porque existem tantos celibatários e solitários neste signo. Isso não significa que não goste ou não precise do outro. Apenas que busca entender-se consigo mesmo, em profundidade, para posteriormente viver com o outro. Comumente é considerado tímido. Seu maior problema, na área afetiva, é sua enorme indecisão em tomar a iniciativa, pelo medo da rejeição. Então, pára, pensa e analisa. Não raro, faz a outra pessoa entender um recado de que não está interessado nela. Ou pior, que a rejeita. Perde assim possibilidades no campo das relações que não se expressam, nem se concretizam. E uma sequência de frustrações amorosas, pode levar à solidão. O perfeccionismo idealiza um patamar muito alto para si e para os outros e dificulta o encontro do par ideal, quase inatingível nesse grau de exigência. A forte tendência de controlar os sentimentos e emoções, de seguir, projetos e métodos, e de ser dono de todas as situações atrapalha muito suas relações afetivas. Seja na amizade ou no amor, sabemos que receitas não funcionam e ainda complicam. Afastam a força da espontaneidade. O medo do caos e do desconhecido dificulta também uma grande paixão. Não deixam os seus sentimentos fluírem e impedem a entrega necessária a maior plenitude no relacionamento.
SENTIMENTO RELIGIOSO. Devido sua ligação com o corpo, o trabalho cotidiano e as finanças, costuma-se ver Virgem como um signo extremamente materialista. Ora, Virgem tem em Peixes, um signo intimamente ligado ao Cosmos, o seu oposto complementar. E tem na esfinge uma bela imagem de sua complexidade. Por mais presente perante os nossos olhos, concreta, é um enigma. Impenetrável. Sua religiosidade corre o risco, no início, de ser assolada por crendices e superstições, um tipo de exorcismo ao caos. Mais amadurecida, é capaz de vôos muito altos. É através do serviço, da purificação e da limpeza que o virginiano pode evoluir no caminho espiritual, empenhando-se para usar corretamente suas energias. A humanidade, a dedicação são qualidades muito necessárias na sua caminhada. A grande lição espiritual que este signo pode nos dar é a sabedoria da espera e a paciência do amadurecimento, tudo dentro de uma visão mais realista da vida.
Deixe um comentário