Publicado por: astromundoacs | agosto 3, 2013

A CRIANÇA E O VOCABULÁRIO LEONINO

 A CRIANÇA E O VOCABULÁRIO LEONINO

                                                                                                                                                                                                 ANTÔNIO CARLOS SCAVONE

A criança leonina cedo deixará claro suas carac­terísticas de liderança e poderá ser fonte de orgulho para os seus pais. Otimistas e cativantes mostrarão logo a força do seu magnetismo. Tendem a ser menos inseguras do que as demais crianças. E o seu senso de dignidade, transmitirá sempre um certo ar de majestade. Cabe aos pais delas, uma responsabilidade para que não se tor­nem muito cheias de si. Elas precisam aprender a convivência com os que lhes fazem criticas cons­trutivas e não só com quem as elogia.  Necessitam aprender a respeitar os ou­tros e a si mesma. Seu espírito alegre e brincalhão não deve ser reprimido, mas seu orgulho e vaidade não podem ser inflamados.

Possuem uma grande capacidade de representar. Mesmo ainda bebês, querem se sentir o centro das atenções. Se a mãe não der a de­vida importância as suas ino­centes gracinhas, tornam-se ditatoriais. O exemplo é essencial na sua educação. O leonino tem um natural respeito pela posição hierárquica dos pais e procura considerá-los no trono. As­sim, se eles se mostrarem benevolentes, humanitá­rios e sábios e conseguirem passar uma boa dose de ca­lor humano, deixando o fi­lho se sentir seguro, este retribuirá com muita leal­dade e afeto.

O grande potencial de autoexpressão e criatividade, dessas crianças, recomenda que suas habilidades artísticas, sejam incentivadas. Todo estímulo, nessa área, será valioso, quando se tor­narem adultos. Es­portes e atividades que fa­voreçam seu senso inato de organização, podem ter um papel fundamental no seu processo educativo.

Sendo o poder uma questão central para o leonino, desde criança precisa aprender a lidar de uma forma harmoniosa consigo mesmo. Até a adolescência, a valentia, a prepotência, o exibicionismo, o contar vantagens podem se tornar regra na sua vida. Depois, com o senso de justiça e de hones­tidade prevalecendo, aprendem o verdadeiro respeito por si e pelos ou­tros. A verdadeira lideran­ça leonina não vem da for­ça e sim da generosa afei­ção e do amor. Seu poten­cial de bondade e cordiali­dade é, às vezes, surpreendente. Sua capacidade de perdoar e de não guardar rancor, mesmo daqueles que os ofenderam e foram injustos com eles, é enorme. A criança leonina tem um grande coração e um dos maiores desafios na sua formação é aprender a expandir sua capacidade de amar para além de si mesma e da família. Alcançando o mundo como um todo. Grande será a sua de­cepção se não puder espa­lhar seus raios de sol sobre a humanidade. Por isso, ela precisa ser muito in­centivada pelo elogio, seja nas suas atividades coti­dianas ou esportivas, seja nas escolares.

Representando o la­do lúdico do homem, esse signo revela na criança um sentido inato e forte do jogo e da brinca­deira. Ela aprende brincando, com mais facili­dade do que seus colegas da mesma idade, e seu amor pela vida faz com que goste de festas e de tudo o que lhe inun­de de alegria.

Apesar de ser um signo de fogo, o Leão, devido à sua característica solar, magnetiza as coisas para si, não corre atrás delas. Por isso, a criança leonina, desde cedo, mostra um lado preguiçoso, um gosto por ser servida. Dependendo da atitude dos pais, po­de se tornar muito tirânica no futuro.

O VOCABULÁRIO LEONINO

Alegria: O Leão adora ser alegre e tornar as ou­tras pessoas felizes; entra na avenida como um trio elétrico. .

Benevolência:    Use, mas não abuse, seu rugido pode assustar.

Calor: Qualquer come­moração colossal que não seja quente, perderá a graça.

Dramatização:   Nasceu um ator dramático, não se impressione demais com as suas atitudes, dê um desconto.

Exibição: E como ele e equilibrado e sabe manter sua dignidade nela, mas, às vezes, corre o risco de ser espalhafatoso.

Fulgurante:  Muitas vezes, o seu brilho cega; se acontecer, use óculos escu­ros.

Grandiloqüente: Pare­ce até uma síntese do Leão, mas não é só isso.

Jogo: Nasceu jogador.

Hilariedade:  É um es­tado de humor leonino.

Indolência: Adora deitar-se ao sol, deixando que o mundo gire em seu ritmo louco, sem se inco­modar com isso.

Lugar de Honra: É o seu predileto: reserve-no sempre para ele.

Majestade: Nasceu rei, não importa o cargo.

Ostentação: É o míni­mo, seu metal é o ouro…

Pulsar: É sinônimo de vida, de vibração, e sem o coração não se vive.

Romance: Adora vi­ver um, senão não tem gra­ça a vida.

Supremo: O ponto a ser atingido, pelo menos.

Teatro: Sua arte predi­leta, mas, às vezes, confun­de com a própria vida e po­de se atrapalhar.

V de Vitória: A vitória final sempre pertence ao grande Rei-Sol, para que possa continuar a espargir sua luz sobre todos os ca­minhos.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: