A CRIANÇA E O VOCABULÁRIO LEONINO
ANTÔNIO CARLOS SCAVONE
A criança leonina cedo deixará claro suas características de liderança e poderá ser fonte de orgulho para os seus pais. Otimistas e cativantes mostrarão logo a força do seu magnetismo. Tendem a ser menos inseguras do que as demais crianças. E o seu senso de dignidade, transmitirá sempre um certo ar de majestade. Cabe aos pais delas, uma responsabilidade para que não se tornem muito cheias de si. Elas precisam aprender a convivência com os que lhes fazem criticas construtivas e não só com quem as elogia. Necessitam aprender a respeitar os outros e a si mesma. Seu espírito alegre e brincalhão não deve ser reprimido, mas seu orgulho e vaidade não podem ser inflamados.
Possuem uma grande capacidade de representar. Mesmo ainda bebês, querem se sentir o centro das atenções. Se a mãe não der a devida importância as suas inocentes gracinhas, tornam-se ditatoriais. O exemplo é essencial na sua educação. O leonino tem um natural respeito pela posição hierárquica dos pais e procura considerá-los no trono. Assim, se eles se mostrarem benevolentes, humanitários e sábios e conseguirem passar uma boa dose de calor humano, deixando o filho se sentir seguro, este retribuirá com muita lealdade e afeto.
O grande potencial de autoexpressão e criatividade, dessas crianças, recomenda que suas habilidades artísticas, sejam incentivadas. Todo estímulo, nessa área, será valioso, quando se tornarem adultos. Esportes e atividades que favoreçam seu senso inato de organização, podem ter um papel fundamental no seu processo educativo.
Sendo o poder uma questão central para o leonino, desde criança precisa aprender a lidar de uma forma harmoniosa consigo mesmo. Até a adolescência, a valentia, a prepotência, o exibicionismo, o contar vantagens podem se tornar regra na sua vida. Depois, com o senso de justiça e de honestidade prevalecendo, aprendem o verdadeiro respeito por si e pelos outros. A verdadeira liderança leonina não vem da força e sim da generosa afeição e do amor. Seu potencial de bondade e cordialidade é, às vezes, surpreendente. Sua capacidade de perdoar e de não guardar rancor, mesmo daqueles que os ofenderam e foram injustos com eles, é enorme. A criança leonina tem um grande coração e um dos maiores desafios na sua formação é aprender a expandir sua capacidade de amar para além de si mesma e da família. Alcançando o mundo como um todo. Grande será a sua decepção se não puder espalhar seus raios de sol sobre a humanidade. Por isso, ela precisa ser muito incentivada pelo elogio, seja nas suas atividades cotidianas ou esportivas, seja nas escolares.
Representando o lado lúdico do homem, esse signo revela na criança um sentido inato e forte do jogo e da brincadeira. Ela aprende brincando, com mais facilidade do que seus colegas da mesma idade, e seu amor pela vida faz com que goste de festas e de tudo o que lhe inunde de alegria.
Apesar de ser um signo de fogo, o Leão, devido à sua característica solar, magnetiza as coisas para si, não corre atrás delas. Por isso, a criança leonina, desde cedo, mostra um lado preguiçoso, um gosto por ser servida. Dependendo da atitude dos pais, pode se tornar muito tirânica no futuro.
O VOCABULÁRIO LEONINO
Alegria: O Leão adora ser alegre e tornar as outras pessoas felizes; entra na avenida como um trio elétrico. .
Benevolência: Use, mas não abuse, seu rugido pode assustar.
Calor: Qualquer comemoração colossal que não seja quente, perderá a graça.
Dramatização: Nasceu um ator dramático, não se impressione demais com as suas atitudes, dê um desconto.
Exibição: E como ele e equilibrado e sabe manter sua dignidade nela, mas, às vezes, corre o risco de ser espalhafatoso.
Fulgurante: Muitas vezes, o seu brilho cega; se acontecer, use óculos escuros.
Grandiloqüente: Parece até uma síntese do Leão, mas não é só isso.
Jogo: Nasceu jogador.
Hilariedade: É um estado de humor leonino.
Indolência: Adora deitar-se ao sol, deixando que o mundo gire em seu ritmo louco, sem se incomodar com isso.
Lugar de Honra: É o seu predileto: reserve-no sempre para ele.
Majestade: Nasceu rei, não importa o cargo.
Ostentação: É o mínimo, seu metal é o ouro…
Pulsar: É sinônimo de vida, de vibração, e sem o coração não se vive.
Romance: Adora viver um, senão não tem graça a vida.
Supremo: O ponto a ser atingido, pelo menos.
Teatro: Sua arte predileta, mas, às vezes, confunde com a própria vida e pode se atrapalhar.
V de Vitória: A vitória final sempre pertence ao grande Rei-Sol, para que possa continuar a espargir sua luz sobre todos os caminhos.
Deixe um comentário