Publicado por: astromundoacs | maio 26, 2013

OS DESAFIOS DE GÊMEOS

OS DESAFIOS DE GÊMEOS

                                                                                 Antônio Carlos Scavone

O maior desafio de Gêmeos é, sem dúvida, a dispersão. A causa: a ambiguidade típica desse signo. Dessa tendência, nem os gênios da humanidade geminianos, como Dante Aleguieri, escaparam. Escrevia duas obras ao mesmo tempo. E dificilmente chegava ao fim do plano original. Muitas alcançavam a mínima parte desse plano. A curiosidade aguça essa tendência geminiana. Perante uma biblioteca querem ler todos os livros que lhe interessam de uma só vez. E acabam, às vezes, não lendo nenhum integralmente. Ou lê vários ao mesmo tempo, saltando, avidamente páginas e capítulos, esboçando rascunhos ou resumos.

Passado um tempo, os geminianos terão acumulado um poderoso arsenal de informações, que saberão costurar rapidamente, com leveza, até elegância, que pode pecar pela irracionalidade e a confusão de planos diferenciados. Essas pessoas parecem altamente informadas em determinado assunto, mas na verdade não o conhecem com profundidade. E, como o assimilam e se adaptam com rapidez, podem mudar de tema rapidamente, disfarçando sua falta de conhecimento. A agilidade a comunicação é também um fator importante nisso. Mas no extremo pode levar à fraude.

Profissionalmente, são capazes de saltar de uma atividade a outra, ou ficar exercendo duas atividades ao mesmo tempo. Muitos são os seus ta­lentos e vocações. E essa multiplicidade pode atrasar na de­finição do caminho profis­sional. Por isso, muitas vezes, são vistos co­mo irresponsáveis e pouco realizadores, porque seu grande talento está em en­contrar os pontos de con­vergência, entre assuntos opostos. Mas, no nosso mundo especializado, esta capacidade acaba por se tornar negativa. E, a fama de “borboleta” prejudica sua imagem profissional.

INCONSTÂNCIA. Outro desafio é a inconstância, que não facilita a realização. Muitos planos e pro­jetos vindos de uma diver­sidade de idéias opostas e multifacetadas, dão ao Gê­meos a impressão de que possui muitos instrumen­tos. Mas quando precisa construir, não consegue. Ambivalente, é levado a muitos cami­nhos. A falta de concen­tração, coloca pouca ener­gia na sua escolha e, não tem constância, para levar adian­te os seus projetos. Então, não constrói. E tende a se dedicar a outros assuntos. Essa atitude é entendida pelas pessoas como inconstância. Acham que o Gêmeos, por não ter consistência em suas ideias, é que não consegue levar adiante o que mentalizou. Em parte, isso é verdadei­ro.  Só realizaremos um projeto com idéias consis­tentes. Sem elas, nossa realização sai enfraquecida. Porém, todo o fracasso no concretizar os projetos do mundo, não pode ser creditado a essa falha.

CONTRADIÇÃO. Uma das maiores difi­culdades do Gêmeos é lidar com a contradição. A habilidade de ver ambos os lados de uma questão, leva-o a flu­tuar entre dois pontos de vista opostos. Tende a assumir a mesma vi­são da pessoa que está com ele, num mo­mento, e depois trocá-la por outra visão diferente, ao se aproximar de alguém que a defende. Assim, se toma fundamental apren­der a decidir qual das visões melhor segue sua fi­losofia, para evitar esta contradição. Ou então, construir uma ponte entre estas visões opostas. Caso contrário, tende a se tomar imitativo. Buscando fazer o que os outros estão fazendo e se esquecendo de quem realmente é.

RACIONALISMO. Outra barreira a ser ven­cida é o excesso de racionalismo. O geminiano tende a usar mais a mente do que o coração. Tende a ser guiado pela lógica e pela razão. É fácil entender o que faz uma pessoa se comportar de uma deter­minada maneira, porém di­fícil se projetar nas reações emocionais de quem está envolvida. Por isso, um dos seus maiores aprendizados é lidar me­lhor com a realidade emo­cional. Reconhecê-la. E conviver com ela. Levá-la em consideração nas suas atitudes dentro das relações.

NERVOSISMO. Este é um dos grandes inimigos deste signo. O sis­tema nervoso é altamente sensível, como se estivesse sempre “à flor-da-pele”. Há que cuidar das crises nervosas. Facilmente somatiza doenças prove­nientes do sistema nervoso. Muitas vezes, busca, no hábito de fumar, uma válvula para suas tensões e se o fizer com exagero, o pre­juízo será grande. Porque o geminiano ne­cessita muito oxigênio em seus pulmões e o fumo prejudica esta presença.  A excitaçao e a inquietu­de também acabam atrapa­lhando o equilíbrio geral. E devido ao ritmo da vida moderna e à tendência adaptativa do Gêmeos, elas são facilmente inte­gradas à sua vida. Daí uma grande impaciência para enfrentar os problemas e resolvê-los. Não é fácil, pa­ra ele, encontrar soluções consistentes e duradouras. Em muitos casos, acaba simplificando demais ou sofisticando. O que impede a melhor e verdadeira solução.

O importante é o gemi­niano procurar reverter tudo is­so em agilidade, rapidez de resposta e de reação e em alerta para facilitar seu de­sempenho no cotidiano. E encontrar meios de expres­são saudáveis para canali­zar essa energia nervosa, principalmente na comunicação, com a sociedade em que vive.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: