O ABECEDÁRIO GEMINIANO E A CRIANÇA
Antonio Carlos Scavone
Agenda: Eis uma palavra geminiana. Talvez ninguém precise tanto dela como as pessoas que possuem um signo de Gêmeos forte.
Boato: Não são apenas os geminianos que espalham os boatos, porém pode-se saber que por aí andam.
Carta: Pode até ser gravada, vir na forma de um vídeo-texto, ou de um e-mail, mas que foram eles que inventaram, ninguém duvida.
Copiar: É um dos seus verbos preferidos. Vem de sua própria dualidade. Conta a lenda que ensinaram essa arte à Sociedade Industrial.
Diálogo: É verdade que, às vezes, vira discussão ou mesmo discurso, mas no bate-papo sempre levam a taça. Convencem até a si mesmos.
Escrever: É o verbo, para eles, quase como respirar. Devem ter nascido escrevendo.
Flexibilidade: Às vezes lembram o homem-aranha ou aqueles yogues capazes dos exercícios e posturas mais inacreditáveis.
Gesticulação: Sua linguagem de gestos é impressionante, não dispensam as sublinhas que o corpo pode dar às palavras, sobretudo as mãos.
Habilidade: Transparece de várias formas, ora artesanal, ora mental, copiando ou montando, mas sua elaboração, se não perfeita, é engenhosa.
Imitar: São miméticos por natureza, imitam com facilidade, o que lhes agrada.
Informação: Se você quiser saber sobre algo, pergunte a um geminiano. Ele já viu, já ouviu, já leu…Até já pensou.
Jornal: Eis a invenção geminiana, por isso há tantos geminianos jornalistas. Mensageiro: Levar e trazer boas (ou más) novas é uma tarefa que lhes agrada. As novas tecnologias de mensagens lhes favorecem…
Notícia: De preferência as do momento. Querem sempre estar atualizados, de olho muito vivo no aqui e agora.
Observação: Seu regente (Mercúrio) tem asas nos pés e na cabeça, para poder ir a todos os lugares, e tudo ver e tudo saber. Assim, “descendentes” de Mercúrio, tudo enxergam, observam e conhecem, até o que não deveriam.
Pressa: A vida moderna é uma das desculpas para a correria, mas adoram essa doida corrida. Quanto mais apertados os horários, mais difícil parar.
Quá-quá-quá: Seu riso é contagiante, aproveite, porque eles mudam de humor muito rápido.
Rota: Eternos viajantes, nela sempre estão. É onde podem ser encontrados.Mas trocam-na bastante.
Sinal: Param, olham, escutam e então seguem: um “OK”, um piscar de olhos, uma palavra qualquer e pronto…O recado está dado.
Telefone: Há séculos sonhavam com um aparelho assim, finalmente chegou…
Upa: Na sombra do Gêmeos o cavaleiro Sagitário.
Versátil: Já o apelidaram de “Bom-Bril”, pelas suas mil e uma utilidades…
Zapear: Adoram trocar de canal, com rapidez: tudo pode lhes interessar ou ser totalmente descartável.
Zig-zag: É o movimento predileto deste signo, por mais que confunda as pessoas Mas é vital, para eles, ajuda-os nos seus infinitos caminhos.
A ETERNA CRIANÇA GEMINIANA A criança expressa bastante o espírito geminiano. Se você tem um filho deste signo, prepare-se. É preciso estar em excelente forma e energia. Quando puderem andar e falar, você vai suar para acompanhá-los. A rapidez da fala, do movimento e do pensamento exigirá um constante estado de alerta. Esgotam imediatamente qualquer atividade e quanto mais exigidos em disciplina, mais difícil alcançá-la. Adultos, manterão essa criança dentro de si e, no extremo, reviverão o mito de Peter-Pan, que não queria crescer. Não raro, você pode ter a sensação de que viu essa criança em dois lugares, ao mesmo tempo.
E, num piscar de olhos, ela pode surpreender pela mobilidade. Não confine essa criança, pois ela precisa buscar, explorar e aprender, com muito mais intensidade do que qualquer outra. Cerceada em seus movimentos, acabará sentindo um tédio mental que só será eliminado com brinquedos diversos e gravuras atraentes. Ela precisa sentir a polifonia do mundo e acompanhá-la com muitas atividades. O ideal é que mantenham mãos e cérebros ocupados. Naturalmente sentem uma maior dificuldade de concentração e sua atenção não é despertada com facilidade. Pois entendem o mundo, examinando superficialmente uma multidão de detalhes, de uma só vez, e organizando-os num padrão coerente.
Mantê-la concentrada, é tão desafiador quanto prender o ar com as mãos. Mas, aproveite a disponibilidade dela quanto às orientações e o aprendizado. Desenvolve cedo a capacidade de argumentar, o argumento é moeda corrente. Seu desejo de comunicar cria uma fluência para o diálogo. Muito mental, sentirá atração por livros, quebra-cabeças e sistemas simbólicos, tais como o alfabeto e os números. E gostará de conversar com pessoas e crianças mais velhas. Por isso, escute-a. Converse com ela diariamente. Incentive-a na expressão verbal, no lar ou fora dele, nos idiomas estrangeiros, mas ensine-a a diferenciar o sonho do fato, para que não se perca na sua rica imaginação. Lembre-se, a voz é um dos seus atributos.
O maior desafio para os pais de uma criança geminiana, é não se irritarem com o ritmo delas, inquietas por natureza. Afinal, Mercúrio tem asas na cabeça e nos pés. Portanto, ensiná-las a serem mais calmas, será útil a elas, sobretudo para aprenderem a controlar melhor o seu ritmo, diminuindo a velocidade. Se conseguirem essa façanha, será um sucesso.
Mas nada se compara à mais difícil tarefa da educação de uma criança geminiana: o aprendizado do lado emocional. Racional em excesso, ela sente uma profunda dificuldade para lidar com suas emoções e com a dos outros. Precisam desenvolver essa sensibilidade, será de uma grande valia. Então, mãos à obra!
Deixe um comentário