OS SIGNOS DAS MÃES
Antônio Carlos Scavone
Antes de ser uma data comercial, o Dia das Mães é uma data universalmente dedicada à figura materna, da qual somos todos oriundos. Além de presentes, flores e cartões (que adoram receber), falemos um pouco sobre as características das mães de cada signo, para melhor compreender o modo como exercem sua função materna.
A mãe do signo de Áries pertence a uma casta especial. Com tanta energia e dinamismo sabe que não poderia dedicar seu tempo integral à criação dos filhos e às funções domésticas, por isso procura trabalhar fora, ou fazer alguma atividade – desde social, assistencial até esportiva – para melhor distribuir sua energia e não sobrecarregar seus filhos com ela. Mas mesmo com tantas atividades, poucas criaturas serão tão capazes quanto ela de ser companheira, protetora e ao mesmo tempo enérgica e segura com seus filhos.
A mãe do signo de Touro é ótima com seus bebês. Suas características de placidez e praticidade dão ao bebê a segurança e o amor de que ele carece. Problemas podem surgir, quando as crianças crescem e não obedecem mais a rotina que esta mãe taurina precisa ter, para que tudo ande em paz e harmonia em seu lar.
A mãe nascida sob o signo de Gêmeos, buscará a estabilidade desde cedo. Um dia sente ímpetos de castigar as crianças por um motivo que no dia seguinte a fará rir. Porém é capaz de brincar com os filhos como se tivesse a idade deles e sabe, também, deixá-los livres para escolher seu próprio rumo.
O signo de Câncer, regido pela Lua, rege a área do Mapa Astral que representa a origem, as raízes, o lar, a família e também a mãe. Daí se entende porque as mães deste signo são, geralmente, tão mães, tão superprotetoras de seus filhos, e porque, não raro, acabem impedindo-os de sair “debaixo de suas asas” e alçar seus vôos sozinhos.
A mãe do signo de Leão será, talvez, as mais orgulhosa de seus filhos e certamente a mais “coruja”, adorando contar as aventuras e grandes feitos de seus pimpolhos e não admitindo que ninguém encontre neles quaisquer defeito. Porque Leão é o signo que rege a criatividade, ela considerará seus filhos como sua obra-prima, portanto, acima de críticas.
Já a mãe do signo de Virgem, muito cuidadosa e prudente é, as vezes, mais severa do que o necessário, porque têm um alto nível de exigência consigo mesma e, naturalmente, também terá com os filhos, na sua constante luta para fazer o melhor.
A mãe do signo de Libra sabe disciplinar e corrigir, sem perder a leveza e a ternura, mas detesta ser importunada nos seus momentos de descanso ou lazer, e se for, pode se tornar implacável. A imagem que melhor a descreve é a da mão de ferro em luva de veludo. Mas é capaz de reconhecer, quando está errada e procura manter sempre um bom diálogo com os filhos. O que lhes permite até pedirem desculpas, quando necessário.
A mãe do signo de Escorpião são protetoras, sem no entanto passarem dos limites. Posjsuem um grande alquimista dentro de si, que sempre lhes mostra o remédio certo no momento mais difícil. Mas é, por vezes, inflexível e autoritária – como ninguém – embora cultive um discernimento quase psíquico do estado de espírito e dos sentimentos de seus filhos.
A mãe do signo de Sagitário, por mais que ame profundamente seus filhos, jamais permitirá que eles dominem sua vida, pois sabe que um dia eles baterão as asas (como ela o fez) e não está disposta a sacrificar a vida por eles.Mas são sempre grande companheiras em todas as aventuras que as crianças inventem.
A mãe do signo de Capricórnio é (ao contrário da mãe libriana) a mão de veludo em luva de ferro. Por fora severa, firme, inflexível, por dentro macia e aveludada. Na verdade, a aparência férrea serve para encobrir esse lado mais “mole” e para garantir que deram a seus filhos a melhor (nada menos que a melhor), educação.
Para a mãe do signo de Aquário, não é muito fácil aceitar o papel de progenitora, porque está muito acostumada à liberdade de movimentos que lhe é essencial. Por isso são, geralmente, grandes amigas dos filhos na adolescência e juventude, com quem sabem compartilhar caminhos, sem tanto interferir.
A mãe do signo de Peixes, por possuir em si uma pequena porção de todos os outros signos, surpreende pelo desempenho dos papéis. Ora é franca tal uma ariana, receptiva, como uma canceriana, ou elétrica, igual uma geminiana. Por vezes transborda de idéias feito a aquariana, ou mantém a firmeza do jeito capricorniano. Ou cresce nos desafios como a escorpiona. Para seus filhos ela será tudo isso, e mais o seu próprio signo: compaixão, paciência e percepção psíquica da natureza e das necessidades deles. Por isso, quando uma mulher se torna mãe, literal ou simbolicamente, e precisa desempenhar tantos papéis ao mesmo tempo, o lado Peixes, existente nelas, vem à tona.
Hoje, no seu dia, as mães devem mesmo ser homenageadas e aplaudidas, por prestarem tão grande serviço à Humanidade. Mas, todos sabemos a verdade e a força da frase do lugar comum: “Todo o dia é dia das mães.”
Deixe um comentário