OS DESAFIOS DOS SIGNOS DAS MÃES
Antônio Carlos Scavone
O exercício da maternidade é uma das difíceis artes humanas. Vejamos como ele se manifesta em cada signo, através dos quatro elementos.
Elemento Fogo: Áries, Leão, Sagitário. São mães muito positivas. Muita vitalidade, amor pela vida, gosto pelo prazer, coragem e otimismo.
As mães arianas precisam respeitar a individualidade dos filhos, não competirem com eles, não forçarem muito os limites deles. Uma certa tendência a impor o ritmo é prejudicial às crianças. No entanto, muito poderá mostrar pelo exemplo de suas ações e terá pulso firme para educá-los. Seu companheirismo poderá ser surpreendente.
As mães leoninas precisam aprender a não protegerem excessivamente os filhos, devem evitar identificá-los demais com o seu caminho, deixá-los caminhar com suas próprias pernas no mundo, no lugar de querer andar por eles. Sua “corujice” vem do fato de considerarem os filhos a sua obra-prima. Muito podem ensinar os filhos em termos de confiança e força interior, despertando seus potenciais.
As mães sagitarianas precisam estar atentas à realidade cotidiana de seus filhos. Tendem a não dar muita importância às pequenas coisas, o que pode atrapalhá-los na sua caminhada. Seu sentido de liberdade é muito grande e, às vezes, se sentem restringidas pelos seus filhos. As sagitarianas não tem vocação para o sacrifício. No entanto, podem fazê-los vivenciar uma confiança capaz de vencer os mais difíceis obstáculos. E, são entusiastas para arrebatá-los em aventuras de espírito das mais ousadas.
Elemento Terra: Touro, Virgem, Capricórnio. São fortes e eficientes, muito objetivas nas suas ações. Uma grande capacidade prática ajuda sua caminhada no mundo e na vida.
As mães taurinas, precisam aprender as lições do desprendimento. São possesivas, não só com seus filhos, mas também com suas coisas e sua rotina. A flexibilidade tem de ser cultivada. Entretanto são capazes de transmitir segurança, solidez e amor aos filhos, como poucas. A ternura é um dos seus dons.
As mães virginianas precisam diminuir seu grau de exigência consigo mesmas para que não seja projetado em seus filhos. Ás vezes se esquecem que a perfeição absoluta é atributo divino. O excesso de cuidado e a prudência acabam atrapalhando. Porém sabem ensinar aos filhos a trilha do aperfeiçoamento, através da disciplina na vida diária.
As mães capricornianas, na sua preocupação com o melhor, podem exigir dos filhos mais do que podem dar. Se se tomarem muito inflexíveis na sua exigência acabarão criando neles a sensação de que nunca serão tão bons quanto elas gostariam, o que seria desastroso. Mas podem ensinar a eles a realidade da vida e o fazer o caminho.
Elemento Ar: Gêmeos, Libra, Aquário. São flexíveis, adaptáveis, comunicativas. Capazes de unir a familia em tomo de objetivos comuns e da cooperação. A mente é o seu reino.
As mães geminianas precisam, sobretudo, aprender a estabilidade. Projetando instabilidade para os filhos, podem deixa-los em dúvida sobre o que é certo e errado. Pelo mesmo motivo, ora castigam, ora riem. Sua visão dual do mundo as confunde. Entretanto, sabem o aspecto lúdico da vida e se comunicam com eles como se fossem da mesma idade, deixando-os livres.
As mães librianas necessitam aprender a definição por um rumo só. Tendem a ficar em dúvida sobre resoluções importantes na educação de cada filho. Não gostam de serem importunadas nos momentos de lazer e descanso. Contudo, são capazes de disciplina e corrigir com muita leveza e ternura, podem reconhecer seus erros e sempre estão dispostas ao diálogo.
As mães aquarianas precisam entender que o papel da mãe não significa perda de sua liberdade individual. Facilmente sentem-se sufocadas na função materna e doméstica. Mas, uma simples arejada pode resolver um problema que parecia complexo e insolúvel. Entretanto, poucas mães são tão amigas e companheiras dos filhos na adolescência e juventude quanto elas, e sabem compartilhar caminhos. Sua atitude muito pode ajudá-los a caminhar com maior independência.
Elemento Água: Câncer, Escorpião, Peixes. São extremamente sensíveis, protetoras, imaginativas, com uma grande compaixão e uma natural empatia humana.O dom da intuição lhes é peculiar.
As mães cancerianas precisam lutar contra a tendência de guardarem seus filhos na “toca”, superprotegendo-os do mundo. Tendem também a refletirem neles os seus temores, a maioria fruto de poderosa imaginação. Mas, devido ao signo, são a própria imagem da mãe. Grande é sua capacidade de nutrição física e emocional. O lar, a família, os filhos são o seu reino.
As mães escorpiônicas correm o risco de, psiquicamente, abafarem seus filhos e os dominarem, como se fossem parte integrante, fundida a elas. Por isso, sua inflexibilidade e autoritarismo nem sempre é visível. Essa postura, é claro, causa problemas na questão da identidade deles. Contudo, sua pecepção extra-sensorial pode captar o estado de espírito e sentimento de seus filhos e servir de incentivo para que eles encontrem e expressem seus potenciais ocultos.
As mães piscianas devido a sua grande capacidade de desempenharem todos os papéis, podem falhar no exemplo, confundindo seus filhos com suas atitudes. Dificilmente passam uma imagem de firmeza e definição, pois, na realidade, são uma síntese de todos os signos. Podem surpreender, ora com sua franqueza e autoritarismo, ora com sua bondade e compaixão. Mas o que melhor podem ensinar aos filhos é a sabedoria.
Deixe um comentário