Publicado por: astromundoacs | outubro 8, 2012

ASTROLOGIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO

ASTROLOGIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO

                                                                                  Antonio Carlos Scavone

A Astrologia nos facilita uma melhor compreensão das crianças, pois nos esclarece as diferenças entre elas e nos auxilia a lidar melhor com cada uma delas, independente de suas particularidades. O mundo da criança parece, muitas ve­zes, incompreensível para os pais e os adultos. Quem têm dois ou mais fílhos, não raro, se surpreende com a notória diferença de crianças nascidas e criadas do mesmo modo, e no mesmo lar, e dentro de uma linha de pensamento igual.

Vejamos, então, em termos ge­rais, como as características dos signos se expressam na vida das crianças e o que se mostra como o mais adequado em termos da educação de cada um.

A primeira grande diferença entre os signos (que aparece mais claramente quando a criança vai para a escola e tem de enfrentar um mundo novo e diverso daquele do lar) se refere ao comportamento introvertido ou extrovertido de cada criança: os signos ativos (de fogo-Áries, Leão, Sagitá­rio e os de ar – Gêmeos, Libra, Aquário) são sobretudo ex­trovertidos; os signos passivos (de terra – Touro, Virgem, Capricórnio e os de água – Câncer, Escorpião e Peixes) são predominantemente introvertidos.

É claro que as crianças extrovertidas relacionam-se com mais facilidade: arrumam logo amigos e são mais independentes. Quanto às crianças introvertidas, os pais deverão estar mais atentos em lhes proporcionar mais ajuda e estímulo, para que a escola não se transforme num lugar onde se sintam inseguras e até infe­riores. Todo o ser humano tem um pouco das duas qualidades, mas sempre uma predominará.

Segundo Jung, das quatro maneiras de ser de um indiví­duo, teremos quatro tipos fundamentais de pessoas: o tipo pensante, o intuitivo, o emocional e o sensorial. Uma dessas funções predominará em nós, e teremos mais facilidade de lidarmos com ela. É o que ocorre também com as crianças e com nossos filhos. Eles executarão melhor uma função, e por se encontrarem num estágio mais flexível, é possível fazermos algo, tanto para ajudá-los a desenvolver as outras funções, afim que tenham uma vida mais equilibra­da, como descobrindo o que eles fazem melhor e apreciam mais na vida.

As quatro funções de Jung encontram nos quatro ele­mentos uma correspondência perfeita. Se alguém nasceu com um dos quatro elementos, particularmente forte no seu horóscopo, expressará melhor a função correspondente:

Fundação Elementos Signos
Intuitiva Fogo Áries, Leão, Sagitário
Sensitiva Terra Touro, Virgem,Capricórnio
Pensante Ar Gêmeos, Libra, Aquário
Emocional Água Câncer, Escorpião,Peixes

 

Uma criança de signo de Fogo (Aries, Leão, Sagitário) se­rá perceptiva de nascença, de compreensão rápida. Vonta­de, espírito, liberdade, consciência e energia serão qualida­des fortes. Ela necessita de espaço para crescer e não deve ser limitada ou disciplinada de forma severa. O adulto nunca deve dar a ela o sentimento de que usa o seu poder ar­bitrariamente e sem regras. É preciso explicar o porquê das suas ordens, pois a rebeldia contra a autoridade e a autoafirmação são muito fortes nela. E muito desafiada pode cair no extremo da insensibilidade.

Uma criança de signo de Terra (Touro, Virgem, Capri­córnio) mostrará afinidade com as funções sensitivas. A ha­bilidade manual será seu forte. Pintura, modelagem, aeromodelismo e as coisas da natureza lhe despertarão o interes­se. Mas sempre serão acima tudo práticos, conservadores, preocupados com o lado concreto do mundo e não com as abstrações, por isso, capazes de realizar os ideais dos sonha­dores, quando adultos. São mais organizados, mais fáceis de disciplinar que os de fogo, mas muito teimo­sos. Possuem um excelente senso de proporção. Essas crian­ças deverão ser encorajadas a desenvolver sua imaginação, porque a combinação da imaginação e de uma sólida praticidade pode ser extremamente efetiva. Sua autoestima depende muito de se sentirem capazes de realizar com eficiência. Os cinco sentidos são importantes na aprendizagem. Brinque­dos de madeira de montar e desmontar são os melhores.

Uma criança do signo de Ar (Gêmeos, Balança, Aquário) tem no mundo mental o seu forte. Sua expressão será mais fluente. É capaz de comunicação verbal. Fala mais cedo. São crianças rápidas e ativas mentalmente. Preferem as no­vas maneiras de fazer as coisas. Precisam de constante ativi­dade, pelo menos mental, e de bom espaço para se movi­mentarem. Os assuntos abstratos os atraem, mas não lidam e não entendem bem as emoções suas e dos outros. É o seu lado insensível. Por isso é importante que os pais deixem-nas expressar os seus sentimentos e emoções livremente. Tam­bém devem ser incentivadas a apreciar outros valores que não sejam racionais, tais como a imaginação e a fanta­sia. Por isso, atividades como jogos de desafio intelectual, co­mo charadas, xadrez, videogames serão sempre mais facil­mente enfrentadas por eles.

Uma criança do signo de Água (Câncer, Escorpião, Pei­xes) demonstrará desde cedo muito sentimento, emoção e compaixão. Sua sensibilidade é tão grande que percebem não somente suas emoções como a das pessoas ao redor. Ela saberá se aproximar de nós, quando nos ver tristes e depri­midos, será muito empática com os nossos sentimentos. Precisa se sentir muito amada e segura e os pais devem evi­tar o máximo possível que se aproximem de pessoas turbulen­tas, intempestivas ou de fortes sentimentos negativos, por­que essas vibrações se tornarão parte dela. Daí a reprimenda nunca deve ser muito áspera, pois poucas palavras calam-lhe muito fundo. Segurança lhes é vital. Graças a profunda sensibi­lidade são artísticas e criativas.

Os pais não devem esquecer que brincar faz parte do mundo da criança. Através do brinquedo, elas se comunicam e mostram como entendem o seu meio ambiente e as pes­soas, criando e elaborando as suas situações de vida. É im­portante prestar atenção ao que a criança diz através do brinquedo.

Não esqueçamos, porém, que essas características correspon­dem apenas ao signo onde está o sol da criança. Uma visão mais completa pode ser dada pelo estudo global do mapa, que mostrará se há ou não predominância excessiva de um dos elementos, ou carência deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: