SETEMBRO: 7 DE SETEMBRO…OS ASTROS EXPLICAM O BRASIL?
Antônio Carlos Scavone
Será mesmo possível conhecer um país através da Astrologia e do seu maior instrumento, o Mapa Astral? Há um ramo astrológico denominado Astrologia Mundial, que estuda os países. No Mapa Astral de um país, percebe-se muito de suas características, como nação, e se visualiza os horizontes possíveis. Eis algumas reflexões sobre o mapa astral do Brasil, que falam do seu potencial, e das suas qualidades e defeitos.
NASCIMENTO
O nascimento real de um pais, ocorre no momento de sua independência, assim, o Mapa Astral que comentaremos a seguir, refere-se ao instante em que o país “nasceu” como uma entidade independente: no dia 07 de setembro de 1822, às 15:45 horas. Como o zodíaco tem 360 graus, esse mapa responde pelo período de 360 anos, isto é, até 2182.
IDENTIDADE ASTRAL
O Sol do Brasil está no signo de Virgem, e o seu ascendente no signo de Aquário. E sua Lua no signo de Gêmeos. Esses três fatores definem nossa identidade astral. Ela mostra a contradição entre nossa ligação com a natureza e a necessidade de avançarmos na tecnologia de ponta. Nossa facilidade de absorvermos a mais alta tecnologia.Vivemos o desafio da Era de Aquário: como equilibrar natureza e tecnologia, numa síntese ? A Lua fala do quanto somos capazes de transmitir nossos sentimentos e de contagiar de alegria, quem estiver ao nosso redor, graças à Júpiter que a acompanha. Também de assimilarmos facilmente outras culturas. Fala de uma dificuldade de reconhecermos quais são os nossos reais sentimentos, como nação. A improvisação, o “jeitinho brasileiro”, a dificuldade de (administrar) levar adiante projetos de prazo mais longos, têm muito a ver com a nossa lua. Virgem e Aquário são dois signos incompatíveis: Virgem, signo de terra, quer controlar tudo e usar utilitariamente as coisas, é muito cauteloso. Aquário, signo de ar, quer realizá-las segundo um modo mais original, e tem muita pressa.Virgem, regente da saúde fala-nos da preocupação do brasileiro com esse assunto, do seu gosto por consumir e “receitar” remédios, da grande proliferação de curadores primitivos, pois o Sol está numa área, onde a medicina está implícita, como forma de sobrevivência e regeneração.
Aquário fala-nos da tendência à mistura de raças e povos e nos demonstra que o perfil físico e psicológico do que poderíamos chamar de “povo brasileiro” só será alcançado em toda a sua plenitude no fim do ciclo. Fala também do forte caráter humanitário do povo.
A harmonia entre Virgem e Aquário nos ajudaria a alcançar soluções simples, porém originais e inventivas para resolvermos nossos problemas. Porém, Vênus no signo de Leão, gera uma tendência a exagerar nossos feitos e conquistas. O ufanismo e a megalomania, tão típicas do povo brasileiro, leva-nos a uma certa mania de considerar o que fazemos como o “maior e melhor do mundo” e nos afastarmos da simplicidade. Contraditoriamente, o signo de Virgem nos induz a subvalorização, a duvidarmos de nossa capacidade, a termos baixa autoestima.
O LADO PLATÔNICO
A força de Venus, Libra e Palas nos dá um lado platônico muito intenso. O brasileiro “não põe a mão no fogo por nada”. Tem dificuldade de se definir por um partido, uma ideia, uma ideologia. Há uma tendência a fugir do conflito. Falta o “pólemos” que gera a antítese, a única capaz de nos levar a uma síntese.
Na política nacional, o partido que estiver no governo, com muita facilidade, forma uma base aliada fisiológica, para lhe dar apoio, em trocas de benesses e cargos. Não existe um princípio ideológico. Da Constituinte para cá, todos os políticos, inclusive os latifundiários, e aqueles oriundos do coronelismo, se dizem de esquerda. E ser oposição parece que não seduz muito. Assim, como no período militar havia a Arena, hoje há o que se chama genericamente Base Aliada, que abriga qualquer sigla…
Quanto à política internacional há muita proteção por causa de Vênus que caracteriza nossa diplomacia como de não violência. Na área das relações internacionais há uma tendência a sermos bonzinhos. E não são poucos os prejuízos que sofremos com essa atitude.
Mas em termos de negociações financeiras com os outros países, devido ao regente do mapa (Urano) estar em conjunção com o regente da área de finanças (Netuno) será preciso sempre uma flexibilidade pragmática, visando nossos interesses futuros.
UM PAÍS CELEIRO DO MUNDO
A força da agricultura está muito clara no Mapa Astral. Além de ser do signo de Virgem, o planeta Júpiter conjunto com a Lua no signo de Gêmeos, na área que simboliza a agricultura, favorece a abundância de colheitas, mas Saturno em Touro avisa da necessidade de racionalizar o resultado para que a distribuição (Gêmeos) seja feita da melhor forma. Ceres, a mãe Gaia, tem uma posição de destaque na área da identidade. Mostra que podemos nos tornar um dos maiores celeiros do mundo, se nos organizarmos e nos modernizarmos tecnologicamente.
LIDERANÇA RELIGIOSA
Em termos espirituais, a missão do Brasil (Nódulo Lunar Norte) está voltada para Aquário e a área doze que equivale ao signo de Peixes. Mostra o quanto o nosso país pode ter um papel importante no desenvolvimento espiritual da Humanidade. Aqui, de forma ecumênica, as crenças religiosas de muitas raças e povos tendem a conviver, juntas, em grande harmonia, buscando sempre um denominador comum. Há uma tendência à tolerância religiosa (Libra rege a área nove) que não implicará no restringir a afirmação forte e plena de cada uma das religiões (Marte em Escorpião). Os valores espirituais terão sempre uma predominância em nosso país (Peixes na área dois) e uma função transformadora no coração do povo (Sol e Mercúrio na área oito). Isso nos propicia a possibilidade de uma função de liderança na área religiosa e culta (o próprio Marte confirma).
No próximo artigo, continuaremos nossas reflexões sobre o Mapa do Brasil, enfocando a importância do signo de Escorpião para nossa pátria.
Deixe um comentário