Publicado por: astromundoacs | agosto 24, 2012

O PROCESSO DE SOLARIZAÇÃO OU SOLARIZAÇÃO

O PROCESSO DE SOLARIZAÇÃO OU SOLARIZAÇÃO

 

Antônio Carlos Scavone

 

O Processo de Solarização ou Solarização ocorre normalmente em nossas vidas, com a naturalidade do ato de respirar, tal é a força que traz consigo, como um processo catalisador, em nossa cultural ocidental.

O fato de nossa civilização ser essencialmente solar, somos educados e treinados para sermos seres solares, dificulta uma maior consciência a respeito, pois não causa nenhuma estranheza.

O Processo de Solarização  é narcísico, egocêntrico, suficiente por si mesmo, solitário por excelência. Centraliza o poder e irradia a partir de si. É muito ligado ao patriarca e ao patriarcalismo. E, representa, através do Sol, o pai-sêmen, aquele pai cuja função primordial é gerar o filho.

Nesse processo, a pessoa age como se estivesse sozinha no Universo. E seu relacionamento é centrado no poder. Na Solarização jamais será admitida o fato de que agimos, essencialmente, em parceria com o Cosmos, que devemos fazer nossa parte, enquanto o Cosmos faz a dele.

Somos o tempo todo convidados a sermos agentes. E a glória da autoria nos é sempre cobrada. É preciso que a nossa rubrica e assinatura estejam presente em tudo o que fizermos. Nossos heróis são por excelência solares. Bastante diferente do Oriente, onde uma Dinastia, como na China, seguidamente assinava uma obra que atravessava ou atravessa os séculos. É também o caso das próprias pirâmides do Egito.

O anonimato não é bem vindo. E tampouco a humildade de uma criação coletiva. De alguma forma, com o advento da Era de Aquário, esse processo não será extinto, nem deixará de existir, mas ganhará um novo formato, pois a força do grupo colocará em questão a primazia do indivíduo. E cada vez mais o predomínio do indivíduo estará presente. Isso já pode ser visto, com muita clareza, desde a segunda metade do séc.XX, num processo crescente de força do coletivo sobre o individual.

Também chama a atenção de que o Sol, na Astrologia Antiga, sempre simbolizou o rei e posteriormente, no passar dos séculos, continuou e continua a representar a autoridade, que detém o comando, seja o presidente de um país, de uma empresa ou de uma corporação, ou de qualquer organismo jurídico dentro da sociedade. Mas, assim como os reis, dos dias de hoje, esse poder está mais diluído e cada vez mais simbólico, do que individualmente efetivo.

Seja do ângulo que for, a Solarização por si só não se sustenta, mas na medida em que ela se mescla com a Lunarização, ela cresce em importância nas nossas vidas, e cumpre o seu verdadeiro papel: de nos dar uma maior confiança em nossa individualidade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: