AGÔSTO: MISTÉRIOS E ENCANTOS DE VIRGEM
Antonio Carlos Scavone
A primeira vista, o signo de Virgem parece um signo simples, de expressão mais direta e objetiva, capaz de caber num quadrinho qualquer da vida. Uma imagem definitiva e pronto. Por exemplo: uma cara de intelectual, de óculos, perguntando tudo sobre todas as coisas. É verdade, esta poderia até ser a imagem de alguns virginianos, mas não será a de todos. E muito simples para abranger a complexidade desse signo e o seu profundo mistério…Misterioso é um adjetivo que lhes cabe. Por mais esforço que façamos, não conseguimos penetrar neste “véu” que lhes encobre. E eles são quietos, não falam, passam uma frieza exterior que dificulta ainda mais a descoberta. O que salta aos olhos é sua tensão, que se instaura neles para ficar, geralmente na forma de uma preocupação (a “ruga” na testa). Parecem estar sempre ligados com algum problema. E estão tão ocupados com os seus deveres que esquecem o seu direito ao lazer e ao sonho. Relaxar é um verbo que precisam aprender em todos os tempos e modos.
Mas será possível o relaxamento com a super mente analítica que possuem? A necessidade que sentem de medir, pesar, detalhar as coisas ao infinito, vem de sua angústia por controlar o universo ao seu redor. “Morte ao caos! Faça-se a ordem!” é a sentença que os dirige. Só que nesta função obstinada, a exigência de perfeição pode lhes levar ao estresse nervoso. Porque a sede de absoluto deste signo é tamanha, que nunca é saciada por migalhas. Exigentes demais consigo mesmos, terminam por não realizarem seus projetos, pois imaginam-se sempre incapazes desta realização plena e ideal. A autocrítica os persegue e, às vezes, pode mesmo esterilizar o seu potencial criativo. Projetada nos outros, tornam-se críticos mordazes que esquecem as dimensões reais dos limites humanos. E a crítica transformada em poderoso escudo é um dos exercícios mais sólidos de sua mente viva. Inteligência e clareza de pensamento não lhes faltam. E seja na crítica de Arte ou de Ciências, a agudeza do seu olho clínico não perdoa o menor deslize. Não são poucos os artistas deste signo que passaram para o lado da crítica por não alcançarem o seu ideal de perfeccionismo. Ou os cientistas que se perderam nas engrenagens das suas ciências, sem chegar à ambicionada síntese.Por tudo isso, a técnica é uma exigência subjacente em todas as suas ações.
Outro engano comum na avaliação corrente deste signo é a sua atribuída fraqueza. Eles podem carregar uma carga maior do que pensamos. São trabalhadores persistentes e obstinados. Capazes de enfrentar um desafio maior do que o seu poder de realização e aí acabam se esgotando. Podem por em funcionamento mecanismos emperrados e descobrir defeitos nas engrenagens que ninguém descobriria. Ou cair num servilismo cego incapaz de divisar com clareza a quem e ao quê está servindo.
E bem conhecida a grande preocupação de Virgem com a saúde. Em alguns casos ela se agudiza como hipocondria, ou seja, o pensar que se possui todas as doenças que existem por aí, ou na bula dos remedios. Em outros casos ela se expressa como uma desmesurada atenção à higiene e à limpeza em geral. Daí, não se espante com a quantidade de remédios que o virginiano costuma acumular em casa, ou levar na sua valise. Há virginianos que parecem verdadeiras farmácias ambulantes (para sorte dos seus amigos, porque sempre têm uma aspirina à mão quando se precisa). Mas o cuidado com o corpo e com a dieta (muitos são vegetarianos) termina por impedir doenças mais sérias. Assim como a limpeza dos ambientes que frequenta ou vive. Esse é o porquê da boa saúde que desfrutam. Muitas também são as pessoas do signo de virgem que se dedicam às áreas biomédicas ou sanitárias. Sua capacidade no combate à doença é inata.
No amor demonstram também sua capacidade de exigir. Não se deixam cegar pela paixão. Nunca dão o primeiro passo. Ficam na retaguarda, como o cientista que procura estudar o ser (ou o objeto?) amado. Com lentes límpidas, para dissipar o bafo das ilusões, avançam cuidadosamente. E a mente se encarrega de racionalizar, classificar, escolher ou afastar aquele possível amor. As desculpas são tão ordenadas que parecem se constituir num verdadeiro processo ou escrito científico. A criteriosidade é surpreendente e gera argumentos de espantar. Se você for a vítima desse dossiê, se prepare. Sua paixão receberá um balde de água gelada. Porém, é preciso saber apreciar o outro lado dessa frieza. Há um devotado desejo de acertar ou, se assim quisermos, um medo-pânico de errar. Devoção desvenda muitas de suas atitudes. Uma dedicação absoluta à pessoa amada. Daí que a qualidade é importante. Não é de muitos amores, porque na medida que sofre alguma decepção, redobra a vigilância e o critério de escolha. Ou então assume seu lado solitário e casto. Afinal, são capazes de viver sozinhos e possuem um lado que detesta depender dos outros ou dever favores. E isso facilita uma caminhada independente.
Um último aspecto muito importante deste signo é que Virgo é o chamado signo raiz de terra, o que nos diz de seu lado realista e prático, como poucos outros signos serão capazes de ser. Por isso, é com eles que podemos aprender realmente a lidar com as coisas de terra e a caminhar com maior facilidade aqui no chão, evitando os abismos, enfrentando com calma e realismo os perigos, mas sem perder de vista as estrelas que, com sua presença silenciosa e distante, servem de guia a todos nós viajantes, com destino ao infinito.
Deixe um comentário