Publicado por: astromundoacs | agosto 22, 2012

A IMPORTÂNCIA DA LUA NO MAPA ASTRAL

A IMPORTÂNCIA DA LUA NO MAPA ASTRAL

Antônio Carlos Scavone

A importância da Lua para os seres humanos é incontestável, mesmo fora da Astrologia. Seus registros mais antigos datam de 20.000 anos. É milenar sua utilização nos ciclos agrícolas e em diversos rituais religiosos.

Em nosso Mapa Astral a Lua forma com o Sol e o Ascendente um tripé. Aquilo que melhor nos define em termos pessoais. A nossa identidade astral.

As Quatro Fases Da Lua

O ciclo da Lua dura 28 dias. É chamado de lunação. Esse ciclo passa por quatro fases. Cada fase gera uma energia que influencia nossas vidas. Eis, em síntese, a influência de cada uma delas:

Lua Nova

A energia permanece fechada em si mesma. Essa fase é o começo da lunação, portanto, o nascimento do ciclo lunar. Daí sua relação com a inconsciência. Teimosia, precipitação e uma certa cegueira a caracterizam. Bom para os inícios que precisam de um esforço de arrancada.

Lua Crescente

A energia é de um radical conflito. O passado e o futuro, o progresso e a inércia lutam entre si. É uma crise de crescimento. Bom para se dedicar às coisas que exigem uma qualidade guerreira. Mas não favorece o fluir do andamento dos projetos em geral. Daí, a lentidão.

Lua Cheia

A energia explode para fora. Por isso sua relação com a consciência. É visivelmente forte na natureza. O ser humano transborda emocionalmente e seus instintos ocultos vêm para a superfície. Bom para incrementar nossos relacionamentos com as pessoas e os grupos.

Lua Minguante

A energia se internaliza. É um momento de cuidar das raízes físicas e psicológicas, do mundo interno de cada um de nós. O movimento é todo para dentro. Bom para a meditação, as terapias, as atividades mais retiradas ou para a ruminação de algum plano ou projeto futuro.

Na Astrologia, a Lua representa o inconsciente coletivo, a raça, a cultura, o país, a tribo, a clã, a família a qual pertencemos. É o símbolo do feminino, da mãe, da nossa infância e dos ritmos da vida. Relaciona-se à nutrição em geral, inclusive afetiva, e ao alimento, em particular. Simboliza o nosso chão psíquico. Desperta em nós o senso de pertencer.

Em nosso Mapa Astral, a Lua revela o centro de nossas emoções. Mostra como nos sentimos emocionalmente acolhidos e seguros pelo universo, o mundo e as pessoas. Desvela o nosso ponto emocional mais fraco.

A Lua permanece, em geral, dois dias em cada signo. E, dependendo do signo pelo qual atravessa, influencia no nosso bem-estar físico e psicológico.

A Lua nos signos

É importante saber o signo no qual a Lua se encontra em nosso Mapa Astral, pois através dele podemos saber como expressamos nossas emoções e como lidamos com elas. Eis um roteiro da sua presença em cada um deles.

Lua em Áries

Você fica muito dinâmico e com a necessidade de expressar essa energia em suas ações. Você necessita agir, colocar em andamento tudo. Há uma tendência a energizar o ambiente que lhe cerca. Coragem, ousadia e pioneirismo não faltam. Você detesta projetos parados! Mas tende a se precipitar e a explodir emocionalmente. O desafio é o autocontrole.

Lua em Touro

Você fica controlador do ambiente e com necessidade de defender o que está estabelecido. Você necessita de estabilidade, seja a emocional ou a financeira. Deseja continuar os projetos iniciados e concretizar os planejados. A paciência é uma forte nota em suas ações, acompanhada da obstinação. Mas sempre tende ao comodismo. O desafio é quebrar a inércia.

Lua em Gêmeos

Você fica muito comunicativo. Precisa se sentir mentalmente conectado com tudo e todos, no seu meio ambiente. Mas sua energia tende a desconcentração e a dispersão. Sua curiosidade de aprender é intensa. Necessita ativar a sua comunicação com as pessoas, o mundo e os lugares, via as viagens, inclusive. Mas há muita inconstância mental. O desafio é concretizar.

Lua em Câncer

Você fica muito sensível e emocional. Você necessita se sentir em casa, guardado e protegido, fazendo parte do ambiente que lhe cerca ou da vida das pessoas que estão mais próximas ou íntimas. A memória fica muito ativada. A Lua rege o signo de Câncer, daí é forte nessa posição. Os assuntos familiares e domésticos destacam-se. O desafio é o mundo lá fora.

Lua em Leão

Você fica muito vital, dramático, e com tendências criativas. Você quer vitalizar o seu ambiente, quer encorajar todos a se sentirem mais brilhantes. Precisa impressionar as pessoas. Necessita expressar seus sentimentos, principalmente através da arte e da criação em geral. Ser autor, ator ou autoridade é com você mesmo. O desafio é ser humilde.

Lua em Virgem

Você fica muito analítico em relação as suas emoções e sentimentos e com a necessidade de organizar a realidade a partir da sua visão crítica. Você precisa se sentir aceito, adequado, discreto e inteligente em relação ao ambiente. Mas o critica e o fiscaliza. A preocupação com a saúde pode virar hipocondria. O desafio é ousar.

Lua em Libra

Você fica social e gentil. Seu desejo é um ambiente mais bonito e um mundo melhor. Possui uma forte noção de equilíbrio e quer estar em harmonia com o mundo e a vida. É um juiz nato e sabe resolver conflitos. Seu senso estético é muito forte e precisa de expressão em sua vida. Por isso você gosta tanto da arte. O desafio é sair de cima do muro.

Lua em Escorpião

Você fica profundo e intenso emocionalmente. Suas emoções são muito fixas, obstinadas até. Você é extremista e passional. Mas não mostra o que sente. Adora segredos abissais e mistérios. E tem um respeito supersticioso pelo desconhecido. É capaz de suportar pressões muito fortes. Você é psicanalista nato. Mas não cede com facilidade. O  poder, sempre, até do avesso, é uma motivação. O desafio é mostrar-se humano.

Lua em Sagitário

Você fica alegre e otimista. Você gosta de inspirar o ambiente e levantar o astral das pessoas. Sua energia é de expansão de horizontes. Por isso detesta o cotidiano e o vulgar. Necessita experimentar o exótico, conquistar o novo, e ser independente. Gosta da natureza, dos esportes, dos altos estudos e longas viagens. O desafio é saber andar no chão.

Lua em Capricórnio

Você fica prudente, calmo e estruturado. Você necessita levar a vida a sério, ganhar espaço em sua profissão e progredir financeiramente. Busca a estabilidade e gosta de assumir responsabilidades. Tem uma tendência a sobrecarga de trabalho. Você quer ser reconhecido e não mede esforços para tanto. O desafio é ser flexível.

Lua em Aquário

Você fica inovador, excêntrico e com um senso social muito forte. Você necessita ser original, inventivo e livre de preconceitos e dogmas. Quer se unir a um grupo e partilhar a sua visão. Por isso gosta de atividades coletivas e políticas. Adora defender causas humanitárias inovadoras, mal compreendidas na sua época. O desafio é a rebeldia.

Lua em Peixes

Você fica imaginativo e criativo, desejoso de trazer o sonho para a realidade. Ao mesmo tempo quer escapar dela, pois o transcendente fascina você. Seu impulso para amar e ajudar o mundo é grande. Por isso está sempre disposto a se entregar a uma causa maior do que seu ego. Bom para o misticismo, a música e a poesia. O desafio é livrar-se das redes das ilusões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: