Publicado por: astromundoacs | julho 16, 2012

A ERA DE AQUÁRIO

A ERA DE AQUÁRIO

1375024_611914932194457_2035770229_n (1)

                                                                                Antonio Carlos Scavone

O entusiasmo ardente em torno de uma Nova Era, faz parte das utopias da Humanida­de. A Literatura Uni­versal, a Mitologia, a Historia da Cultura de todos os tempos e de todos os quadrantes do planeta, confirmam.

Assim, as Eras Zodiacais retratam esses ciclos que sempre nos levam a uma Nova Era. Uma Era Zodiacal dura 2.160 anos O ciclo completo das Eras dura 25.920 anos e depois se repete. A sequência das Eras é oposta a dos signos que tem os mesmos nomes. Os doze signos formam uma sequência que se move na direção anti-horária (de Áries a Peixes). As doze Eras caminham no sentido horário (de Peixes a Áries). Agora estamos terminando a Era de Peixes. A próxima, é a de Aquário.

Nos anos 60, espalhou-se, através da Mídia e da Arte, uma visão romântica da Era de Aquário, como um período de amor e de paz, on­de todos os problemas de violência, de guerra e de relacionamento, entre os seres humanos, seriam resolvidos.

Porém, é preciso entender que, essa Era, ou qualquer outra, não nos trará nada de presente, que a nossa vontade e livre arbítrio não queira, ou não tenha lutado para alcançar.  Significa também que uma Era não é melhor nem pior do que as outras. É uma nova chance e uma nova perspectiva de evolução, através do signo que a canaliza. Tudo dependerá da Humanidade. Se a oportunidade for perdida, é preciso esperar mais um giro de vinte e cinco milênios. Muito para nós, seres humanos, pouco, para o planeta Terra.

É impossível definir de forma precisa o início da Era Zodiacal de Aquário ou de qualquer outra. O fato é que a Nova Era não começou, mas sua influência já se faz sentir com bastante intensidade, porque o momento é de transição entre duas Eras, a de Peixes e a de Aquário. Eis alguns sinais incontestáveis que a anunciam: globalização, superpolução, realidade virtual, tecnologia, nanotecnia, quebra do tempo cronológico pelo supersônico e Internet. Notável avanço da ciência. Intercâmbios planetários e até interplanetá­rios no seu cotidiano. Quebra da antiga classificação que separam os diversos tipos de Arte e a integração entre o erudito e o popular. O cinema, a televisão e o vídeo, artes aquarianas por excelência, requerem sofisticada tecnologia e competentes equipes especializadas e um diretor capacitado possa levá-los a bom termo. A criatividade e a autoria tende a ser mais coletiva.

Na Era de Aquário, ao contrário da de Peixes, a força do grupo se sobrepõe ao indivíduo. É próprio do ideal aquariano, o desafio de atuar dentro de um grupo social afim, integrando-se com ele, sem perder a sua individualidade.

Assim, a Era de Aquário nos convida a partilharmos dos ideais de fraternidade, humanidade, cooperação, democracia e igualdade.

Aquário, signo de Ar, no grau mais elevado, regido por Urano, imprimirá nessa Era algumas características marcantes. Na ciência e na tecnologia avanços jamais imaginados, abrindo cada vez mais horizontes para as ciências espaciais e a nuclear e as invenções que mudarão a vida cotidiana das pessoas. Essas descobertas terão reflexos na Medicina, através de diagnósticos sofisticados, de curas de doenças e intervenções cirúrgicas. A Informática e a Robótica terão um papel preponderante na vida dos cidadãos. No­vas formas de utilização de energia e preferência pela energia limpa. A força crescente do grupo dará um grande peso político aos clubes, às associa­ções, aos sindicatos, as coo­perativas. As monarquias (regidas pelo signo oposto, o Leão) perderão força e serão só simbólicas e as ditaduras tenderão a cair ou a serem dirigidas por partidos ou grupos organizados e não por uma pessoa só. No Capitalismo haverá muitas fusões de empresas e imensas e poucas megacorporações dominarão o mercado. Uma grande tendência comunitária levará ao fim das fronteiras, dos padrões monetários e da babel lin­guística. Caminharemos para uma língua universal e um governo mundial.

Socialmente, a harmonia universal e a cooperação entre os homens será a pedra de toque para sobrevivermos num planeta superlotado, inspirado por um maior humanitarismo, por valores espirituais e do espírito e por um idealismo também.

Na educação, o homem se tor­nará agente de transfor­mação, no amor, menos convencional, no trabalho, mais cooperativo.

O lado oculto ganhará um maior controle científico, os artis­tas serão os filósofos e o mundo será a própria al­deia global.

Todas as Eras têm os seus defeitos. A de Aquário trará doenças nervosas, filosofias utópi­cas e excêntricas, liberti­nagem sob a máscara da li­berdade, falta de regras, inadaptabilidade, fanatis­mo e muito individualismo.

De tudo isso, devemos ter em mente que a Humanidade não esgotará ao longo de dois milênios todas as potencialidades de Aquário. Mas avançará muito nos ideais aquarianos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: