A ERA DE AQUÁRIO
Antonio Carlos Scavone
O entusiasmo ardente em torno de uma Nova Era, faz parte das utopias da Humanidade. A Literatura Universal, a Mitologia, a Historia da Cultura de todos os tempos e de todos os quadrantes do planeta, confirmam.
Assim, as Eras Zodiacais retratam esses ciclos que sempre nos levam a uma Nova Era. Uma Era Zodiacal dura 2.160 anos O ciclo completo das Eras dura 25.920 anos e depois se repete. A sequência das Eras é oposta a dos signos que tem os mesmos nomes. Os doze signos formam uma sequência que se move na direção anti-horária (de Áries a Peixes). As doze Eras caminham no sentido horário (de Peixes a Áries). Agora estamos terminando a Era de Peixes. A próxima, é a de Aquário.
Nos anos 60, espalhou-se, através da Mídia e da Arte, uma visão romântica da Era de Aquário, como um período de amor e de paz, onde todos os problemas de violência, de guerra e de relacionamento, entre os seres humanos, seriam resolvidos.
Porém, é preciso entender que, essa Era, ou qualquer outra, não nos trará nada de presente, que a nossa vontade e livre arbítrio não queira, ou não tenha lutado para alcançar. Significa também que uma Era não é melhor nem pior do que as outras. É uma nova chance e uma nova perspectiva de evolução, através do signo que a canaliza. Tudo dependerá da Humanidade. Se a oportunidade for perdida, é preciso esperar mais um giro de vinte e cinco milênios. Muito para nós, seres humanos, pouco, para o planeta Terra.
É impossível definir de forma precisa o início da Era Zodiacal de Aquário ou de qualquer outra. O fato é que a Nova Era não começou, mas sua influência já se faz sentir com bastante intensidade, porque o momento é de transição entre duas Eras, a de Peixes e a de Aquário. Eis alguns sinais incontestáveis que a anunciam: globalização, superpolução, realidade virtual, tecnologia, nanotecnia, quebra do tempo cronológico pelo supersônico e Internet. Notável avanço da ciência. Intercâmbios planetários e até interplanetários no seu cotidiano. Quebra da antiga classificação que separam os diversos tipos de Arte e a integração entre o erudito e o popular. O cinema, a televisão e o vídeo, artes aquarianas por excelência, requerem sofisticada tecnologia e competentes equipes especializadas e um diretor capacitado possa levá-los a bom termo. A criatividade e a autoria tende a ser mais coletiva.
Na Era de Aquário, ao contrário da de Peixes, a força do grupo se sobrepõe ao indivíduo. É próprio do ideal aquariano, o desafio de atuar dentro de um grupo social afim, integrando-se com ele, sem perder a sua individualidade.
Assim, a Era de Aquário nos convida a partilharmos dos ideais de fraternidade, humanidade, cooperação, democracia e igualdade.
Aquário, signo de Ar, no grau mais elevado, regido por Urano, imprimirá nessa Era algumas características marcantes. Na ciência e na tecnologia avanços jamais imaginados, abrindo cada vez mais horizontes para as ciências espaciais e a nuclear e as invenções que mudarão a vida cotidiana das pessoas. Essas descobertas terão reflexos na Medicina, através de diagnósticos sofisticados, de curas de doenças e intervenções cirúrgicas. A Informática e a Robótica terão um papel preponderante na vida dos cidadãos. Novas formas de utilização de energia e preferência pela energia limpa. A força crescente do grupo dará um grande peso político aos clubes, às associações, aos sindicatos, as cooperativas. As monarquias (regidas pelo signo oposto, o Leão) perderão força e serão só simbólicas e as ditaduras tenderão a cair ou a serem dirigidas por partidos ou grupos organizados e não por uma pessoa só. No Capitalismo haverá muitas fusões de empresas e imensas e poucas megacorporações dominarão o mercado. Uma grande tendência comunitária levará ao fim das fronteiras, dos padrões monetários e da babel linguística. Caminharemos para uma língua universal e um governo mundial.
Socialmente, a harmonia universal e a cooperação entre os homens será a pedra de toque para sobrevivermos num planeta superlotado, inspirado por um maior humanitarismo, por valores espirituais e do espírito e por um idealismo também.
Na educação, o homem se tornará agente de transformação, no amor, menos convencional, no trabalho, mais cooperativo.
O lado oculto ganhará um maior controle científico, os artistas serão os filósofos e o mundo será a própria aldeia global.
Todas as Eras têm os seus defeitos. A de Aquário trará doenças nervosas, filosofias utópicas e excêntricas, libertinagem sob a máscara da liberdade, falta de regras, inadaptabilidade, fanatismo e muito individualismo.
De tudo isso, devemos ter em mente que a Humanidade não esgotará ao longo de dois milênios todas as potencialidades de Aquário. Mas avançará muito nos ideais aquarianos.
Deixe um comentário