Publicado por: astromundoacs | maio 13, 2012

MAIO: “O SIGNIFICADO VENUSIANO DE MAIO”

O SIGNIFICADO VENUSIANO DE MAIO

Antonio Carlos Scavone

Maio é o mês regido pelo signo de Touro. Tradicionalmente é chamado de mês das noivas e das mães. O que é verdadeiro em muitas culturas, especialmente para nós ocidentais, graças à forte influência do Império Romano. Nosso calendário foi criado pelos romanos, no período de Júlio César, o que explica a origem romana dos nomes dos meses. Maio deve seu nome em homenagem à ninfa Maia (mãe de Mercúrio). Maia protegia os campos e por onde passava aumentava a fertilidade da terra e dos animais.

Signo do elemento terra, Touro é direta e profundamente ligado à natureza e à fertilidade. Muitos são os rituais e festividades encontrados em diversas culturas no planeta, para melhorar a colheita e aumentar a fertilidade do solo e dos rebanhos, que eram celebrados durante esse signo . No Hemisfério Norte, este signo fixa a primavera, o desabrochar e renascer das plantas após o inverno.

Vênus, regente de Touro, é a deusa do amor e da beleza. Nascida das espumas do mar, Afrodite (seu nome grego) possui uma beleza ímpar. Encanta a todos, promove as uniões, e atrai muitos casamentos, inclusive para si mesma. Com Marte, teve Eros – o cupido que incendeia de amor, com suas setas certeiras, os corações dos apaixonados. Muitos templos foram erguidos em homenagem a Afrodite, onde jovens mulheres costumavam oferecer presentes e sacrifícios, à deusa, para conquistarem seus homens amados e atrair bons casamentos. Daí, Maio, mês de Vênus estar há muito tempo associado aos casamentos, ao amor e a fertilidade, como  também o signo de Touro, por ela regido.

Hoje, continua a se dedicar o mês de Maio às mães. Touro é bem representado pela figura primitiva da mãe-natureza, símbolo da fertilidade da Terra-Mãe geradora de todos os seres, equivalente a Ceres (nome romano) ou Gaia (nome grego).

Touro ama a vida, e ama o amor, que ocupa um lugar de destaque, na sua vida. Ainda jovem, o taurino dispersa-se um pouco, ávido e curioso. Quando decide construir, fundar um lar, sua mulher e os filhos serão sagrados para ele. Escolhe cuidadoso e sem pressa aquela que será a sua companheira (que acate um vínculo duradouro e sólido) e a ela proporcionará uma vida a mais agradável possível. Em troca de fidelidade e entrega total. Graças aos seus dotes venusianos de saber conviver e partilhar, não é difícil viver com ele, estabelecido o pacto. Mas nos seus momentos de mau humor e obstinação é difícil distraí-lo.

A taurina é uma venusiana típica. Aprecia o bom e o belo, desde as artes até a mesa farta. Sua inata tendência artística faz com que dê um toque de beleza e cuidado em tudo. Mais do que a carreira, sua realização e felicidade, vem de ter um companheiro ao seu lado. Quando ama e se casa, mostra-se possessiva, cobra respeito e fidelidade, e não gosta de divórcio.  Excelente educadora, atenta e sempre presente, sabe exigir de seus filhos, a ordem, ainda que pela beleza e harmonia. Sua dedicação maternal surpreende. E seu apoio, como esposa também, ao encher de ternura e de esperança, o marido, quando ele sofre uma derrota.

Acolhedora, faz de sua casa um refúgio cálido, para abrigar quem saiu de uma tempestade.  E por mais frágil que seja a sua aparência, terá sempre uma solidez interna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: