Publicado por: astromundoacs | abril 29, 2012

A SANTA CEIA DE DA VINCI: JESUS, O 13º SIGNO E O TAO

A SANTA CEIA DE DA VINCI: JESUS, O 13º SIGNO E O TAO

O quadro da “Última Ceia” de Leonardo da Vinci é uma surpreendente síntese do grande conhecimento esotérico do seu autor e traz revelações muito fortes onde Astrologia, Numerologia  e Geometria se dão as mãos de uma forma integrada e harmônica. Linhas, luzes e dimensões conduzem o espectador a uma verdadeira síntese do saber universal.

Mas o quadro deixa ressaltado que, no seu centro, como ponto de convergência e de irradiação está a figura de Cristo, o centro, a unidade, a fonte da vida rodeada pelos doze tipos humanos, os doze apóstolos. Cada um deles expressa uma das doze forças básicas representadas pelos doze signos e os seis eixos de energia, nos quais se agrupam. O resultado é o Tao.

O quadro deve ser lido da direita para a esquerda. Os seis primeiros signos, de Áries à Virgem, estão do lado esquerdo de Cristo. Os seis seguintes, de Libra à Peixes, no lado direito.

O signo de Áries está representado por Simão, o número um, o líder. Sua posição física, à testa da mesa, e expressão corporal apontam uma direção. Ele denota pureza, impulso, força e vontade. Afirma a si mesmo.

O signo de Libra está representado por João, o número sete. Sua posição física e expressão corporal demonstram um anseio de colaboração, de harmonia e de justiça. Uma intensa expressão da beleza.  Afirma a si mesmo, através do outro.  Oposto à Áries

Assim temos representado o primeiro eixo do Zodíaco. O desafio é sermos capazes de equilibrar o nosso querer, vontade e desejo com o da outra pessoa. Áries aprendendo a ceder; Libra, a impor.

O signo de Touro.está representado por Judas Tadeu, o número dois. Sua posição física e expressão corporal demonstram obediência, desejo de agradar, e a necessidade de executar as ordens recebidas. Desconfiado e ansioso, afirma a si mesmo por suas posses.

O signo de Escorpião está representado por Judas Escariotes, o número oito. Sua posição física e expressão corporal demonstram autoridade, capacidade de administrar a matéria, (o tesoureiro do grupo). Afirma a si mesmo por seu poder alquímico.  Oposto à Touro.

Assim temos representado o segundo eixo do Zodíaco. A preservação da vida tanto pela conservação, como pela transformação. Touro aprendendo a aceitar a transformação; Escorpião, aprendendo a construção.

O signo de Gêmeos está representado por Mateus, o número três. Sua posição física e expressão corporal demonstram uma forte energia de dispersão, o movimento em direções opostas. Afirma-se por seu poder de movimento e comunicação.

O signo de Sagitário está representado por Pedro, o número nove. Sua posição física e expressão corporal demonstram a sua dualidade entre o lado animal e o lado divino. Afirma a si mesmo pela busca do saber mais elevado. Oposto à Gêmeos.

Assim temos representado o terceiro eixo do zodíaco. O desafio entre a dispersão de metas do Gêmeos e a fixação num alvo, do Sagitário. O Gêmeos aprendendo a ir além da mera praticidade e o Sagitário aprendendo a trazer para o chão suas visões, aspirações e inspirações.

O signo de Câncer está representado por Mateus Felipe, o número quatro. Sua posição física e expressão corporal demonstram a receptividade ao outro, a visão interiorizada e a grande sensibilidade. Afirma-se através do senso de pertencer a uma família, raça ou cultura.

O signo de Capricórnio está representado por André, o número dez. Sua posição física e expressão corporal demonstram sua forte concentração no dever e na responsabilidade. E a cautela à aproximação do outro. Afirma-se via seu lugar no mundo. Oposto à Câncer.

Assim temos representado o quarto eixo do zodíaco. O desafio entre a crença no hoje do Capricórnio e a visão emocional do amanhã e do ontem do Câncer. O tempo físico e psíquico amalgamados. O Câncer aprendendo o caminho no agora e o Capricórnio a integrar o passado subjetivo no presente.

O signo de Leão está representado por Tiago Menor, o número cinco. Sua posição física e expressão corporal demonstram autoconfiança em seu poder, lealdade, alegria de viver e muito coração. Afirma-se pelas obras criadas.

O signo de Aquário está representado por Tiago Maior, o número onze. Sua posição física e expressão corporal demonstram amizade, irmandade, liberdade. Visão de grupo e forte individualismo. Afirma-se pela capacidade política. Oposto à Leão.

Assim temos representado o quinto eixo do Zodíaco. O desafio entre a criatividade pessoal e narcísica do Leão e a expressão coletiva do Aquário. Atração e irradiação são fortes nesse eixo. Leão aprendendo a afirmação coletiva; Aquário aprendendo a afirmação individual.

O signo de Virgem está representado por Tomé, o número seis. Sua posição física e expressão corporal demonstram um agudo senso crítico, um dom analítico, inquietude mental e fome de aprendizado. Falta de fé. Afirma-se através da sua inteligência.

O signo de Peixes está representado por Bartolomeu, o número doze. Sua posição física e expressão corporal demonstram a visão ampla, a compaixão humana, a integração do caos, os pés na luz. Muita fé. Afirma-se via a sintonia com estados de ser. Oposto à Virgem.

Assim temos representado o sexto eixo do Zodíaco. O desafio entre o aprender a obrar na terra, Virgem; e a visão do paraíso e da imaginação, Peixes. Encarnação e transcendência são os pólos desse eixo.

Os doze signos da roda zodiacal e os seus seis eixos mostram o quanto cada signo é apenas uma parte do Todo e o quanto precisa dos outros signos para se completar, seja na superação dos defeitos, seja nas qualidades, para que a plenitude possa ser alcançada. Cristo, o ponto de unidade e convergência, rodeado pelos doze tipos humanos, os doze apóstolos, cada um representando um signo, mostra o ponto de chegada do homem iluminado, o décimo terceiro signo. Ou seja, ao superarmos as contradições dos seis eixos e conseguirmos integrar todos os signos, quer dizer, sendo todos os doze signos e nenhum, chegaremos ao décimo terceiro signo, o nosso ponto de iluminação, o Tao..

         Antonio Carlos Scavone

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: