Publicado por: astromundoacs | abril 29, 2012

A ASTROLOGIA, NOSSOS CICLOS DE VIDA E O FUTURO

A ASTROLOGIA, NOSSOS CICLOS DE VIDA E O FUTURO   

O Futuro tem sido sempre para o ser humano uma incógnita, que gera muita curiosidade, esperança, medo ou ansiedade. No entanto, nos esquecemos que o futuro é  apenas um ciclo, que pode estar no seu início, na continuação, ou mesmo no fim. E isso vale para o individual e o coletivo.

Desde os tempos mais remotos, a Astrologia sempre foi encarada como uma espécie de ciência do tempo. Capaz de acompanhar o ciclo  do grande relógio cósmico. Ela nos indica, com muita precisão, o início e o fim de cada ciclo, em nossavida. E a qualidade e intensidade com que ocorrem. E as direções e os tipos de caminhos mais propícios.

Além disso, mostra as motivações superficiais ou profundas que impulsionam esses ciclos. Algumas delas bastante ativas em nossas escolhas e ações. Essa compreensão facilita para que nossas atitudes sejam dirigidas por uma nova consciência. O Estudo Astrológico do Ciclo de Vida (ESP) faz um mapeamento dessas motivações.

A forma de expressão dessas motivações, às vezes se dá somente no nível interno, nem sempre ocorrerá no externo. Para nós ocidentais, a percepção e a aceitação da força do nosso mundo interior é recente. O Mapa Astral mostra como essa força funciona, em cada um de nós. E a necessidade de  respeitarmos o ritmo por ela colocado, para aproveitá-la melhor.

Um dos mais difíceis desafios do ser humano é aprender a estar atento e a respeitar o timing de cada ato e processo de sua vida. É um longo aprendizado. À medida que vamos conquistando um estágio de sabedoria, intuitivamente vamos percebendo a hora certa de agirmos ou não. A Astrologia é um instrumento muito útil nesses momentos. Ela pode nos oferecer uma maior segurança interna e externa, na hora de nossa escolha.

É comum nossos atos refletirem nossos sonhos e ilusões. A fértil imaginação humana tem sua utilidade até na ciência mais pura. A Astrologia mostra-nos como a qualidade de nossa imaginação pode influenciar em nossas ações, e sobretudo em nossa criatividade. Ela permite que visualizemos o verdadeiro peso dos nossos ideais nas nossas decisões. Isso pode ampliar nossa visão de mundo e por consequência, a qualidade de nossas ações.

Muitas pessoas pensam que a Astrologia determina ou é determinista, quanto ao futuro. Os ciclos astrológicos desmentem isso. Cada planeta movimenta-se numa cronologia diferenciada. Há planetas de ciclos curtos e planetas de ciclos mais longos. Cada um deles expressa também uma qualidade energética diferente e funciona como canal dessa energia. À medida que se movem no céu, refletem na terra seu movimento e este pode ser lido através do Mapa Astral.

O ciclo mais concreto é o representado pelo planeta Saturno. É um ciclo de construção e estruturação. Ele cumpre módulos de aproximadamente sete anos, que são períodos claramente definidos em nossa vida. Do nascimento, passando pela infância, adolescência, idade adulta, maturidade até à terceira idade. Nele cumprimos um trajeto que vai da estruturação física à psíquica; da entrada na vida social à definição de nosso lugar no mundo. E por fim, a consolidação do mundo interno.

O ciclo de expansão é representado pelo planeta Júpiter. É um ciclo de doze anos que nos ajuda a atingir e usar a plenitude de nosso potencial, de uma forma mais otimista e tranqüila.

Já os ciclos de rompimento e diluição, representados por Urano e Netuno, respectivamente, abrem novas dimensões.

O ciclo de transformação representado por Plutão renova nossa vida. E nos conduz aos renascimentos, nas suas mais variadas formas.

A consciência do tempo e duração de cada um dos ciclos astrológicos, em nossa vida pessoal, é um auxílio eficaz que a Astrologia pode nos prestar. Através do acompanhamento do ciclo, nossa ação ganha em timing e eficiência. Mas precisamos fazer a nossa parte.

Antonio Carlos Scavone


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: